A EDP quer investir cerca de 12 mil milhões de euros até 2022, a um ritmo médio anual de 2,9 mil milhões de euros por ano. Este valor representa um aumento de 60% face ao valor do plano estratégico anterior (1,8 mil milhões de euros por ano).
O foco do investimento vão ser as energias renováveis: 75% do investimento total vai destinar-se à produção de energia verde. Já as redes vão receber 20%, com as soluções para clientes e gestão de energia a receberem 5%.
Do valor total de investimento, 40% do investimento total vai ter como destino a América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), a União Europeia (35%) e o Brasil (25%).
A informação foi revelada esta terça-feira na apresentação do Strategic Update em Londres.
A empresa liderada por António Mexia divulgou esta segunda-feira uma queda homóloga de 53% para 519 milhões de euros em 2018, com os impostos e os cortes regulatórios em Portugal a pesarem mais de 670 milhões nas contas da elétrica portuguesa.
A apresentação do novo plano estratégico ocorre numa altura em que a EDP, tal como a subsidiária EDP Renováveis, está sob um oferta pública de aquisição (OPA) da China Three Gorges (CTG).
A estatal chinesa, que já detém 23,27% da EDP, tem dito que está a trabalhar com os reguladores nas várias jurisdições para obter as autorizações necessárias antes de registar a OPA em Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com