[weglot_switcher]

EDP Renováveis confirma participação no leilão de energia solar

O Governo vai colocar em leilão um total de 1.400 megawatts (MW) de energia solar a partir de amanhã, com a tutela a esperar divulgar os resultados do leilão até 10 de agosto.
  • Cristina Bernardo
24 Julho 2019, 14h24

A EDP Renováveis confirmou hoje a sua participação no leilão de energia solar em Portugal, depois de anteriormente ter mostrado a sua vontade em participar neste processo.

“Vamos participar”, disse o presidente da EDP Renováveis esta quarta-feira, 24 de julho, numa chamada com analistas. “O leilão começa amanhã [quinta-feira] e termina na segunda-feira [29 de julho]”, afirmou João Manso Neto.

Recorde-se que o Governo vai colocar em leilão um total de 1.400 megawatts (MW) de energia solar, com a tutela a esperar divulgar os resultados do leilão até 10 de agosto.

O leilão tem duas modalidades: uma remuneração garantida ou uma “remuneração geral, incidindo a licitação dos participantes, num desconto, em percentagem, relativamente à tarifa de referência no primeiro caso ou, no segundo caso, numa contribuição, em (euro)/MWh, para o Sistema Elétrico Nacional”, segundo o diploma do Governo publicado em junho.

Sobre a modalidade em que a EDP Renováveis vai participar, Manso Neto esclareceu que será o “modelo de preço fixo”.

O concurso para o leilão solar contou com 64 candidatos, com a procura a superar a oferta em nove vezes, segundo um balanço feito pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética no início de julho, citado pela Lusa.

O Governo prevê mais de mil milhões de investimentos por parte de investidores privados. Dividido por regiões, a maior fatia do investimento terá como alvo a região centro: 634 milhões de euros. Já Lisboa e Vale do Tejo vai ser alvo de investimentos no valor de 266 milhões; no Alentejo os investidores deverão investir 144 milhões; no Algarve o valor de investimento deve atingir os 22 milhões de euros.

A EDP Renováveis divulgou hoje os seus resultados semestrais, com os lucros a subirem 147% para 343 milhões de euros no primeiro semestre face a período homólogo.

https://jornaleconomico.pt/noticias/615-milhoes-de-investimento-maioria-da-nova-energia-solar-vai-ser-instalada-na-regiao-centro-de-portugal-453019

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.