[weglot_switcher]

EDP Renováveis poderá aumentar capital em cerca de 1,5 mil milhões para financiar investimento

“Qualquer emissão de equity aumentaria de forma significativa o ‘free float’ e a liquidez das ações da EDPR”, disse a empresa, no ‘Strategic Update’ para 2021-2025. Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da empresa, sinalizou que o aumento poderá chegar mesmo aos dois mil milhões de euros.
25 Fevereiro 2021, 09h20

A EDP Renováveis está a ponderar realizar “na altura apropriada” um aumento de capital de cerca de 1,5 mil milhões de euros, destinado a investidores institucionais, com vista a financiar parte do investimento de perto de 19 mil milhões de euros até 2025, anunciou a empresa esta quinta-feira.

“Qualquer emissão de equity aumentaria de forma significativa o ‘free float’ e a liquidez das ações da EDPR”, disse a empresa, no ‘Strategic Update’ para 2021-2025.

“A EDP Renováveis é uma parte core do nosso negócio independentemente de ser cotada ou não. O facto de ser uma das poucas renováveis ‘pure play’ cotadas com escala é um fator positivo, portanto queremos aumento a liquidez das ações e acreditamos que a EDPR pode ser um potencial veículo de financiamento, com a EDP a manter sempre pelo menos 70% de controlo”, frisou Miguel Stilwell d’Andrade, CEO das duas empresas, na apresentação aos analistas, salientando que o aumento de capital poderá ficar entre 1,5 mil milhões de euros e 2 mil milhões.

A EDP tem uma participação de 83% na EDPR.

Questionado por um analista sobre se a EDP irá participar pro rata no aumento de capital, Stilwell d’Andrade respondeu que “obviamente a ideia é de levantar capital novo, portanto se subscrevessemos a esse nível isso iria parcialmente derrotar esse objectivo, dado que temos uma percentagem tão grande”.

“Não esperamos descer até ao 70%, esperamos ficar acima disso, quisemos simplesmente sinalizar o patamar mais baixo do que poderia ser apropriada em termos da nossa participação”, adiantou

[Atualizada às 10h21]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.