[weglot_switcher]

EDP Renováveis prepara-se para investir 780 milhões para produzir hidrogénio verde na Galiza (com áudio)

A companhia juntou-se à Reganosa para criar um centro de energia verde na região norte da comunidade da Galiza, que inclui a produção de hidrogénio verde, alimentado por energia eólica. A companhia também vai criar um sistema de armazenamento através de uma central hidroelétrica com bombagem.
29 Junho 2021, 09h50

A EDP Renováveis juntou-se à Reganosa para criar um hub de energia verde na Galiza, Espanha, com uma capacidade total instalada de 1 gigawatt (GW), num investimento de 780 milhões de euros que vai criar 400 postos de trabalho diretos e mais de 7.000 indiretos.

Este centro vai ficar localizado na região de Ferrolterra, na costa norte da Galiza, e inclui a construção de uma central de produção de hidrogénio (H2) por eletrólise, que atingirá uma capacidade de 100 MW, alimentado com a água de um lago local, com capacidade para produzir mais de 14 mil toneladas de hidrogénio por ano.

Ao mesmo tempo, vai ser criado um “sistema de armazenamento energético com uma potência instalada de 570 MW, através de uma central hidroelétrica com bombagem que utilizará o mesmo lago e uma nova barragem como reservatórios, maximizando a utilização de energias renováveis”.

Esta central será alimentada através de um complexo de energia eólica composto por quatro parques com turbinas de nova geração, totalizando mais de 270 MW de potência instalada.

A EDP sinaliza que a execução do investimento “está dependente dos leilões de capacidade pendente, dará prioridade à população e empresas locais na contratação de trabalhadores e fornecedores”.

A companhia liderada por Miguel Stilwell de Andrade aponta que esta é a mais “ambiciosa aposta realizada até agora na descarbonização da economia na Galiza, com o objetivo de transformar Ferrolterra numa capital da energia verde. Este importante passo insere-se no Acordo por uma Transição Justa, assinado em março deste ano entre a EDP, o Governo espanhol e os sindicatos com o propósito de assegurar a manutenção da atividade económica e do emprego nas regiões em que sejam desativadas centrais a carvão”.

Por sua vez, a diretora-geral da EDPR Espanha, Rocío Sicre, destaca que “esta iniciativa mostra, mais uma vez, a importância estratégica que a Galiza tem para a EDP Renováveis há mais de 20 anos. É também um reflexo do impacto positivo das energias renováveis em termos de emprego qualificado, favorecendo a dinamização económica e social da população galega. Trata-se da aposta mais ambiciosa para a descarbonização da economia realizada na Galiza até à data e está alinhada com o nosso objetivo de liderar a transição energética. Por outro lado, a promoção da Ferrolterra como capital da energia verde está alinhada com os objetivos estabelecidos tanto pela União Europeia como pelo Governo espanhol em matéria de energias renováveis. O nosso compromisso para com a transição justa é total e continuaremos a apostar na Galiza como um território-chave para implementar energia limpa e verde”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.