A EDP Renováveis, através da subsidiária EDP Renewables North America LLC, anunciou um acordo significativo com a Plenitude, que resultará na aquisição, por parte da empresa detida pela Eni, de uma participação de 49% num portfólio de dois parques solares operacionais e uma instalação de armazenamento de eletricidade em construção na Califórnia, Estados Unidos.
O negócio envolve os parques solares Sandrini 100 (100MWac / 141MWdc) e Sandrini 200 (200MWac / 266MWdc) que compartilham a infraestrutura de conexão à rede com a instalação de armazenamento Sandrini BESS (368MWh).
Juntas, essas três unidades possuem uma capacidade total instalada de cerca de 499MWdc, com 245MWdc correspondendo à participação da Plenitude.
Sandhya Ganapathy, CEO da EDP Renewables North America, destacou que a parceria “reforça a missão da EDPR NA de expandir a infraestrutura energética em toda a América do Norte, desenvolvendo capacidade adicional de energia solar e armazenamento para criar uma rede mais confiável e resiliente”.
“Estamos entusiasmados em colaborar com a Plenitude, uma referência no setor, para impulsionar soluções climáticas impactantes num dos mercados mais relevantes para energias renováveis”, acrescentou.
Stefano Goberti, CEO da Plenitude, também salientou a importância deste investimento, que posiciona a empresa no mercado californiano, diversificando a sua presença nos EUA e confirmando o compromisso em investir em sistemas de armazenamento de eletricidade. Com essa aquisição, a Plenitude alcançará uma capacidade instalada total de cerca de 1,7 GW no país.
A EDP Renewables North America, que já possui e opera parques eólicos, solares e sistemas de armazenamento com mais de 11 GW de capacidade, tem um histórico robusto na entrega de projetos sustentáveis. Com sede em Houston, Texas, a EDPR NA conta com mais de mil funcionários.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com