[weglot_switcher]

EDP tem novo acelerador mundial para startups (e as candidaturas estão abertas)

O “Starter Acceleration Program” terá três módulos, correspondentes às regiões onde a empresa tem maior presença: Europa, América do Sul e América do Norte. As inscrições, destinadas a empreendedores de todo o mundo, decorrem até ao próximo dia 6 de maio.
  • Cristina Bernardo
2 Abril 2019, 15h40

Adeus, EDP Open Innovation e EDP Starter. Olá, «Starter Acceleration Program». A EDP vai unir os seus programas de aceleração de startups num só e criar um instrumento inteiramente novo, internacional, e composto por três módulos: Europa (Madrid), América do Sul (São Paulo) e América do Norte (Houston). A partir desta terça-feira (2 de abril), os empreendedores do setor energético podem oficialmente candidatar-se a este apoio da multinacional, focado nas regiões onde esta tem maior presença, mas aberto a pequenas empresas de todo o mundo. Basta que tenham um modelo de negócio e um piloto disponível para ser testado.

A elétrica quer estender o tapete a startups dos cinco continentes e prevê selecionar cerca de 10 por módulo, que irão trabalhar lado-a-lado com a empresa e receber aconselhamento de especialistas para conseguir escalar. Depois, terão de desenvolver projetos adaptáveis à EDP e, aquelas que se destacarem, terão um espaço próprio para apresentar o seu produto na Web Summit, que se realiza em Lisboa, no próximo mês de novembro.

Carla Pimenta, que era diretora da EDP Starter, passa a ser diretora do apoio ao empreendedorismo da EDP. “Não podíamos estar mais satisfeitos com esta evolução dos vários programas de aceleração de startups para uma iniciativa verdadeiramente global, que coloca a nossa fasquia de qualidade ainda mais elevada. Acreditamos que este é o caminho certo na nossa busca por novos modelos de negócio e serviços que possam ser adotados pelos negócios que temos em 16 países”, afirma.

O novo programa, organizado em parceria com as consultoras L Marks e Ace, procura tecnologias inovadoras nas seguintes áreas: energias limpas, soluções para clientes, análise de dados, armazenamento de energia, redes inteligentes, acesso à energia e processos internos. As inscrições decorrem ao longo das próximas seis semanas e terminam no dia 6 de maio. O primeiro módulo do «Starter Acceleration Program» vai realizar-se em Espanha (junho), o segundo no Brasil (julho) e o terceiro nos Estados Unidos da América (setembro).

A EDP, através da empresa EDP Inovação, conta com várias ferramentas de auxílio a micronegócios suscetíveis de acrescentar valor ao grupo, como competições internacionais e o seu braço de capital de risco (EDP Ventures, composto por quatro veículos de investimento). Ao deixar de parte o “Open Innovation” (um concurso destinado a startups em fase inicial, em conjunto com o semanário “Expresso”) e a EDP Starter, o objetivo é harmonizar as ferramentas deste ecossistema e manter o “Free Electrons” (o programa global para scale-ups apoiado pela portuguesa Beta-i) e o espaço no LACS para as suas incubadas.

Há menos startups de hardware a candidatar-se à ajuda da EDP: “É a ‘uberização’ da energia”

Há menos startups de hardware a candidatar-se à ajuda da EDP: “É a ‘uberização’ da energia”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.