[weglot_switcher]

Eduardo Oliveira e Sousa reeleito para novo mandato à frente da CAP

Segundo este responsável, “a agricultura foi um dos motores da recuperação económica da crise que julgávamos ter deixado para trás”.
23 Junho 2020, 18h29

Eduardo Oliveira e Sousa foi esta terça-feira reeleito para um novo mandato à frente da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, para o triénio 2020/2022.

“Esta tarde, pelas 17 horas, Eduardo Oliveira e Sousa foi reeleito, em assembleia-geral de associados, presidente da direção da CAP. Eduardo Oliveira e Sousa foi, assim, reconduzido para um novo mandato de três anos, após ter liderado a Confederação no decurso do triénio que cessou (2017/2019)”, adianta um comunicado deste parceiro social.

De acordo com o documento, na mensagem que dirigiu aos associados por ocasião da sua eleição, Eduardo Oliveira e Sousa, em nome da direção que com ele foi eleita, referiu “que continuará a trabalhar, como até agora, com o mesmo empenho e vigor, na dignificação e valorização dos agricultores e da agricultura em Portugal, uma dimensão que ganha importância acrescida atendendo ao atual contexto da pandemia – que implica muitas dificuldades para o setor – mas também ao quadro europeu, pleno de desafios e envolto em muita incerteza”.

Segundo o mesmo responsável, “a agricultura foi um dos motores da recuperação económica da crise que julgávamos ter deixado para trás”.

“A agricultura, no passado recente, contribuiu para a dinamização das exportações e criação líquida de emprego, assumindo-se como um parceiro do desenvolvimento sustentável e da inovação. Nos próximos três anos, continuaremos a trabalhar para que as instituições públicas e o poder político permitam à agricultura libertar o seu potencial económico, através de uma agenda focada no racional aproveitamento dos fundos comunitários – para isso devemos começar já a preparar a presidência portuguesa da União Europeia, no primeiro semestre do ano que vem –, na definição clara e calendarizada de programas e investimentos públicos que beneficiem a agricultura, na redução de custos de contextos, na revisão da fiscalidade para o setor e na desburocratização de procedimentos, que são um entrave ao desenvolvimento agrícola e um fator de atraso do país” – Eduardo Oliveira e Sousa.

Como organização socioprofissional agrícola, a CAP agrupa cerca de 250 organizações de Portugal. Desde 1977 que tem o estatuto de parceiro social no Conselho Económico e Social e integra a Comissão Permanente de Concertação Social.

A confederação assumiu, a partir de 1986, a representação de Portugal junto da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde mantém uma delegação permanente, sendo membro do COPA, organização de cúpula das Organizações Agrícolas da União Europeia.

A nova direção da CAP conta com seis vice-presidentes e dez membros. O conselho fiscal será presidido por Manuel Pimentel Castelhanp, em representação da Cooperativa Agrícola de Alcobaça, enquanto a mesa da assembleia geral será liderada por António Francisco Malta da Veiga Teixeira, em nome da Associação de Agricultores do Concelho de Coruche e Vale do Sorraia.

Eduardo Oliveira e Sousa nasceu em maio de 1953 e é licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia. É empresário agrícola e florestal no Ribatejo e assumiu vários cargos a longo da sua carreira profissional, como diretor agrícola da Estação Zootécnica Nacional (1979 – 1983) e ainda técnico superior do quadro do Ministério da Agricultura de 1979 a 2013.

Foi representante do Estado e diretor executivo da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia de 1983 a 2013; sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens; diretor agrícola da Sucral (1986 – 1989); fundador da FeNaReg – Federação Nacional de Regantes de Portugal; vogal do Conselho Nacional da Água (1996 – 2007); diretor honorário da EIC – Euro-Mediterranean Irrigators Community; professor assistente na Escola Superior Agrária de Santarém (1981 – 1984); presidente da direção da ANPC – Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (1994 – 2014), sendo atualmente presidente da assembleia geral; fundador da Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes, sendo o presidente da assembleia geral; e ainda diretor e secretário da assembleia geral do CPM – Clube Português de Monteiros/ Associação Nacional de Caça Maior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.