A Efacec foi a única empresa portuguesa selecionada na primeira ronda do projecto Europeu PITCCH, financiado pelo Horizonte 2020, que pretende promover a colaboração entre grandes empresas (technology seekers) e PME e startups (technology providers) para o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente diferenciadas.
“A Efacec foi a única empresa portuguesa entre as sete selecionadas, graças ao expertise e know-how das suas equipas”, explica a empresa liderada por Ângelo Ramalho.
“O Smart Digital Transformer Management Solution é uma solução disruptiva de gestão digital de ativos para transformadores e envolveu, num trabalho colaborativo de cocriação, três áreas de negócio: Service, Automação e Transformadores, e a Start-up IZUM!.
A par das gigantes internacionais, “a inovação e tecnologia da Efacec são avaliadas além-fronteiras”.
As outras seis empresas (internacionais) selecionadas foram a APTIV, a Saint-Gobain, a SPIE, a Repsol, Siemens Energy, P&G (Procter & Gamble).
“O projeto encontra-se agora em fase final de desenvolvimento, com um protótipo Alfa em fase de ensaio. A par, está também em fase de desenvolvimento o protótipo Beta, que visa a pré-industrialização da solução e que será, entretanto, ensaiado em laboratório para posteriormente ser instalado num ambiente industrial”, explica a Efacec Power Solutions.
A empresa reúne todos os meios de produção, tecnologias e competências técnicas e humanas para o desenvolvimento de atividades nos domínios das soluções de Energia, Engenharia, Ambiente, Transportes e Mobilidade Elétrica, tendo para isso, uma vasta rede de filiais, sucursais e agentes espalhados por quatro continentes.
“O desafio proposto pela Efacec – Smart Digital Transformer Management Solution – foi um dos sete selecionados pelo consórcio formado pelos Centros Tecnológicos INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, TNO – Innovation for Life, Steinbeis 2i GmbH e RINA e pela agência Vitamina, no âmbito da primeira ronda de desafios do Projeto Europeu PITCCH (Pan-european Open Innovation Network for Corporate Challenges in advanced technologies), financiado pelo Horizonte 2020, o qual visa a promoção da colaboração efetiva entre grandes empresas (technology seekers) e PME e start-ups (technology providers) para o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente diferenciadas”, diz a Efacec em comunicado.
“O PITCCH pode, pois, ser visto como uma plataforma internacional colaborativa que visa impulsionar a inovação aberta”, diz o comunicado da empresa.
Para o responsável do projeto, Ricardo Ribeiro, Diretor de I&D e da Gestão Digital de Ativos da Efacec que chegou até aqui, competindo com empresas referência na área da inovação tecnológica, “esta conquista atesta o compromisso da Efacec com uma inovação cada vez mais agregadora. E o Smart Digital Transformer Management Solution é um deles”.
Para 2022, o objetivo passa por lançar a primeira versão do produto industrializado.
Esta participação surge no âmbito da aposta da empresa portuguesa na inovação aberta e na promoção do trabalho colaborativo, tendo por base o lançamento da plataforma hop.in – Home of Open Innovation, em abril de 2021.
A plataforma de inovação aberta cativou o interesse e o envolvimento de diversos empreendedores, startups, investigadores, PMEs, clientes, colaboradores, parceiros, que participaram na cocriação de soluções nas áreas de energia, mobilidade e meio ambiente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com