A EFG International apresentou resultados históricos referentes ao exercício de 2025, consolidando a sua posição de força no setor do wealth management. Os resultados líquidos ascenderam a 325,2 milhões de francos suíços (356,13 milhões de euros) o que compara com 321,6 milhões (352,2 milhões de euros) um ano antes.
O banco anunciou que os seus Ativos sob Gestão (AuM) atingiram um novo máximo de 185,0 mil milhões de francos suíços (202,6 mil milhões de euros), o que representa um aumento de 12% face ao final de 2024.
Este crescimento foi alimentado por entradas líquidas de ativos no valor de 11,3 mil milhões de francos suíços (12,4 mil milhões de euros) — o valor mais elevado registado pela instituição desde a crise financeira global.
Com uma taxa de crescimento orgânico de 6,8%, a EFG superou o seu próprio intervalo-alvo (4%–6%), e considera que demonstra “a forte confiança dos clientes e a eficácia da sua estratégia de expansão”.
O ano de 2025 foi marcado por uma execução operacional disciplinada, resultando num lucro operacional de 493,1 milhões de francos suíços (540 milhões de euros) , um salto de 26% em termos homólogos. As receitas também bateram recordes, fixando-se nos 1.669 milhões de francos suíços (1.828 milhões de euros) sustentadas por uma margem de receitas resiliente de 98 pontos base.
No que toca à eficiência, o rácio custo/receita melhorou para 69,8% (contra 72,9% em 2024). A rentabilidade dos capitais próprios tangíveis (RoTE) fixou-se nos 18,2%, superando os objetivos estratégicos da marca. No entanto caiu face ao ano anterior que tinha sido de 18,6%.
“Apesar de um impacto líquido de 14,1 milhões de francos suíços (15,4 milhões de euros) devido a itens excecionais — incluindo uma provisão legal de 59,5 milhões de francos suíços para temas legados, parcialmente compensada por ganhos de seguros —, o resultado líquido IFRS atingiu um recorde de 325,2 milhões de francos suíços”, explica o banco.
Dividendos e Perspetivas Futuras
O banco suíço reportou um rácio CET1 de 14,0%, o Conselho de Administração propôs um dividendo de 0,65 francos suíços por ação, um aumento de 8% face ao ano anterior. Este é o quinto ano consecutivo em que a EFG aumenta a remuneração aos acionistas.
Giorgio Pradelli, CEO da EFG International, sublinhou que 2025 foi um ano de “forte progresso”, destacando que os investimentos realizados no início do ciclo estratégico estão agora a dar frutos.
O CEO revelou ainda que a estratégia de crescimento orgânico está a ser complementada por aquisições, como a da Quilvest, concluída em janeiro de 2026, que deverá adicionar cerca de 16 mil milhões de francos suíços aos ativos do grupo.
“Iniciámos o novo ciclo estratégico a partir de uma posição de força”, afirmou Pradelli, reiterando o compromisso da instituição na criação de valor para clientes e acionistas num cenário de expansão global.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com