[weglot_switcher]

EFG International conclui aquisição do banco privado suíço Cité Gestion

O valor do negócio não foi revelado. O EFG espera que a transação aumente o lucro por ação até 2026. Prevê-se que a aquisição leve a uma redução do seu rácio de capital CET1 de aproximadamente 100 pontos base. 
Foto Cedida
7 Outubro 2025, 11h12

A EFG International AG anunciou hoje a conclusão da aquisição de 100% do banco privado suíço Cité Gestion, conforme comunicado inicialmente a 19 de fevereiro de 2025, e depois de ter recebido todas as aprovações regulatórias necessárias.

O valor do negócio não foi revelado.

O EFG espera que a transação aumente o lucro por ação até 2026. Prevê-se que a aquisição leve a uma redução do seu rácio de capital CET1 de aproximadamente 100 pontos base.

No final de 2024, o Cité Gestion Private Bank geria cerca de 7,5 mil milhões de francos suíços em ativos e gerou um lucro líquido de aproximadamente 6 milhões de francos suíços no exercício de 2024.

É especializado em clientes particulares com património líquido ultra-elevado (UHNWIs) da Suíça, Europa Ocidental, América Latina e Médio Oriente.

A empresa conta com cerca de 150 colaboradores e está sediada em Genebra, com escritórios adicionais em Lausanne e Zurique. A sua plataforma de custódia múltipla está dedicada a servir pessoas singulares com património líquido ultra-elevado (UHNWIs) sediadas na Suíça, outros países da Europa Ocidental, América Latina e Médio Oriente.

De acordo com os termos da aquisição estratégica, o Cité Gestion continuará a operar como uma subsidiária independente, mantendo o seu nome e governação atuais, e beneficiará da marca global de private banking do EFG, permitindo-lhe acelerar o seu crescimento. O banco suíço Cité Gestion tem como CEO Guy Barbey.

Giorgio Pradelli, CEO da EFG International, disse que a aquisição da Cité Gestion “reforça ainda mais a nossa posição no mercado suíço e representa uma excelente adequação cultural, expandindo as capacidades domésticas da EFG em gestão de patrimónios”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.