El Confidencial: Galp apresentou proposta por empresa espanhola de energias renováveis

A Zero-E pertence à ACS que é detida pelo presidente do Real Madrid, Florentino Perez. Vários fundos internacionais também estão na corrida à companhia de energias renováveis. Interesse da Galp surge depois de ter vendido a sua carteira de ativos e de clientes de gás petróleo liquefeito em Espanha aos holandeses da SHV Energy.

A Galp apresentou uma proposta por uma empresa espanhola de energias renováveis, a Zero-E, avança o El Confidencial esta terça-feira.

Segundo o jornal espanhol, a petrolífera portuguesa apresentou uma das oferta mais elevadas pela empresa detida pela ACS, propriedade do presidente do Real Madrid, Florentino Perez.

A Zero-E está a ser disputada também pelos fundos Brookfield, Macquarie, KKR, os suecos da EQT, os fundos de pensões canadianos Commission de la Construction du Québec (CCQ) e Canadian Pension Plan Investment Board (CPPIB), assim como a chinesa China Railway Group, segundo o El Confidencial.

Já a Bloomberg também coloca a chinesa Shanghai Electric na corrida.

A Zero-E conta com 1.100 megawatts (MW) de ativos solares fotovoltaicos, 400 MW de energia eólica, 150 MW de termosolar e 20 MW de centrais hídricas. A empresa está valorizada em 2.000 milhões de euros incluindo dívida.

A Galp está presente no mercado espanhol de combustíveis, mas não nas energias renováveis. Do lado de lá da fronteira conta com 600 postos de combustível, faturando quase 6.000 milhões de euros, segundo os dados do El Confidencial.

Este interesse na companhia de energias renováveis surge depois da Galp ter vendido a sua carteira de ativos e de cliente de gás petróleo liquefeito (GPL) a granel e canalizado em Espanha à Primagas, conforme avançou a agência Efe citando fontes da Primagas, detida pelos holandeses da SHV Energy, sem avançar valores para o negócio.

 

Ler mais
Recomendadas

PremiumRangel Pharma vai investir mais 12 milhões de euros

Após dez anos de atividade na logística farmacêutica, Nuno Rangel, CEO do Grupo Rangel, revela um plano de investimentos a cinco anos para quase duplicar a área de armazenagem e criar mais 130 empregos em Portugal.

PremiumCEO da Unicre: “Depois do Porto, estamos em conversas para pagamento ‘contactless’ nos transportes em Lisboa”

Pioneira nos cartões de crédito em Portugal, a Unicre lança um ‘rebranding’ para salientar a base digital, atrair clientes jovens e abrir portas a mercados internacionais, revela o presidente da empresa, João Baptista Leite.

PremiumTesla tem bateria de sobra para dar mais energia às ações

Em 2020, os títulos da Tesla já valorizaram mais 36%. Ao Jornal Económico, o banco de investimento Jefferies explica que a elétrica de Elon Musk tem muito mais para dar para além dos carros.
Comentários