[weglot_switcher]

Elon Musk avança com ação judicial contra Apple e OpenAI

O CEO da Tesla e da SpaceX acusou a gigante sediada em Cupertino, na Califórnia, de favorecer a OpenAI, promovendo o ChatGPT ao topo das tabelas da App Store.
99.744.920 dólares (89.626.129,93 euros)
25 Agosto 2025, 18h06

Elon Musk processou a Apple e a OpenAI por terem acordado em restringir a concorrência na área da Inteligência Artificial (IA). O empresário norte-americano acusa ambas as empresas de travarem a entrada de concorrentes, como o seu chatbot Grok, na App Store.

Musk alega que a Apple e a OpenAI elaboraram um esquema anticoncorrencial para monopolizar as aplicações de IA nos Estados Unidos. A sua tese baseia-se na ideia de que ambas favorecem injustamente a aplicação de IA da OpenAI – o ChatGPT – nos iPhones, impedindo assim a concorrência de outros fabricantes de chatbots.

“Se não fosse o acordo exclusivo com a OpenAI, a Apple não teria motivos para não dar mais visibilidade à aplicação X e ao chatbot Grok na sua loja digital”, defende a ação judicial federal interposta pela startup de IA de Musk, xAI, e pela sua rede social X.

As empresas de Musk alegam que a Apple e a OpenAI buscam manter sua posição dominante e frustrar potenciais rivais em IA. Segundo os autores da ação, o acordo entre as duas empresas para integrar o ChatGPT em iPhones, iPads e Macs resulta em tratamento preferencial para a OpenAI na App Store, em detrimento de rivais como o Grok.

A ação acusa ainda a Apple de ter “unido forças com a empresa que mais beneficia ao frustrar a concorrência e a inovação na inteligência artificial: a OpenAI, monopolista no mercado dos chatbots generativos”. Segundo a ação judicial, trata-se de uma tentativa “desesperada” da empresa sediada em Cupertino, Califórnia, de proteger o seu monopólio nos smartphones.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.