[weglot_switcher]

Elon Musk garante estar “muito próximo” do nível máximo de condução autónoma

“Estou extremamente confiante que o nível cinco, ou essencialmente a autonomia completa, vai acontecer e acho que vai acontecer muito rapidamente”, assumiu o fundador da Tesla na abertura da conferência mundial sobre Inteligência Artificial em Singapura.
9 Julho 2020, 09h42

A condução autónoma, ainda pouco desenvolvida, tem cinco níveis e Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, garante estar “muito próximo” de atingir o nível máximo da tecnologia self-driving. Ao nível cinco corresponde a capacidade do veículo navegar nas estradas sem qualquer intervenção humana.

“Estou extremamente confiante que o nível cinco, ou essencialmente a autonomia completa, vai acontecer e acho que vai acontecer muito rapidamente”, assumiu o fundador da Tesla na abertura da conferência mundial sobre Inteligência Artificial, em Singapura, numa mensagem por vídeo, citada pela Reuters.

“Estou plenamente confiante que teremos a funcionalidade base de nível cinco autónoma pronta ainda este ano”, sublinhou Musk na apresentação. Segundo a última avaliação dos modelos autónomos da fabricante de veículos elétricos, a Tesla está entre os níveis dois e três, sendo que não necessitam de intervenção humana quando circulam a uma velocidade de 60 quilómetros por hora.

Além da Tesla, outras empresas estão a investir vários milhões de dólares na indústria da condução autónoma, como a Alphabet, detentora da Google, a Uber Technologies e as joint-venture entre a Volkswagen, Argo AI e a Ford, Hyundai e Aptiv, Waymo e Jaguar, e ainda entre a General Motors e Cruise.

Até à data, a Tesla é o fabricante mais desenvolvido em termos da condução autónoma, ainda que tenha reportado alguns acidentes. Além de explorar novos níveis de condução autónoma, a Tesla também está a desenvolver novos sistemas de projeção de calor ou refrigeração para permitir a instalação de computadores mais avançados nos veículos, de modo a que estes não sobreaqueçam.

No início deste mês de julho, a empresa de Musk tornou-se o fabricante automóvel mais valioso do mundo em bolsa, à frente da Toyota Motors Corporation. A capitalização bolsista da empresa ascendeu aos 210 mil milhões de dólares (186,5 mil milhões de euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.