[weglot_switcher]

Elon Musk: “Nenhum emprego será necessário” no futuro com IA

É como se pedíssemos desejos a um “génio da lâmpada mágica”, que nos dará qualquer coisa que queiramos, mas no caso desta tecnologia não há o famoso limite dos três desejos “que não faz sentido”, comparou o empresário que detém a Tesla e Space X.
1 – Elon Musk (277 mil milhões de dólares)
3 Novembro 2023, 08h46

Elon Musk está cada vez mais convicto de que o mundo vai mudar com a Inteligência Artificial (IA) ao ponto de nenhum emprego no mundo precisar de pessoas. E foi à frente do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que o disse de forma pragmática: “É difícil dizer exatamente qual é esse momento, mas vai chegar um ponto em que nenhum emprego será necessário. Pode-se ter um emprego se se quiser ter um emprego para satisfação pessoal”.

O empresário e bilionário que detém a Tesla, a SpaceX ou a rede social X (antigo Twitter) acredita que estamos perante a “força mais disruptiva da história”. “Teremos algo que é, pela primeira vez, mais inteligente do que o ser humano mais inteligente”, defendeu esta quinta-feira, num evento em Lancaster House, no Reino Unido, segundo a “CNBC”.

“Não sei se isso deixa as pessoas confortáveis ou desconfortáveis”, ironizou Elon Musk, que tem alertado para os perigos da tecnologia e, ao mesmo tempo, investido nela. Recentemente, reforçou o lado empreendedor e criou a startup xAI com personalidades como Igor Babuschkin, antigo engenheiro da DeepMind, Tony Wu e Christian Szegedy, cientistas computacionais que trabalharam na Google, ou Greg Yang, ex-investigador da Microsoft.

É como se pedíssemos “desejos a um génio” da lâmpada mágica, que nos dá “qualquer desejo” que queiramos e para quem “não há limite”, comparou. Ou seja, com este génio chamado IA “não existem esses tais limites de três desejos que não fazem sentido nenhum”. Para Elon Musk, esse futuro tanto pode ser bom como mau, mas um dos desafios de todos nós “será como encontraremos sentido na vida”.

No verão, um grupo composto por líderes de opinião, jornalistas, legisladores e gestores do sector tecnológico internacional assinou uma declaração conjunta a alertar que a IA pode levar à extinção da Humanidade. A principal ideia partilhada foi: mitigar esse risco de fim dos humanos como os conhecemos deve ser uma prioridade global, tal como o são outros riscos à escala social, como pandemias e guerras nucleares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.