A Elysian Aircraft, a KLM e a Transavia lançaram uma iniciativa de partilha de conhecimento para acelerar o desenvolvimento da aviação propulsada por baterias elétricas.
Nos próximos meses, os parceiros vão continuar a trabalhar em casos de uso concreto, análise de rotas e propostas para os passageiros. “A ambição partilhada não é apenas construir um avião mais sustentável, mas desenhar todo um ecossistema em torno deste”, garantem.
Esta iniciativa passa por uma série de workshops conjuntos, as partes vão explorar os requisitos tecnológicos, operacionais e comerciais para a introdução de um avião elétrico como o E9X da Elysian.
Os workshops reúnem especialistas de uma vasta gama de disciplinas, desde designers de aviões a engenheiros de manutenção, de planificadores de redes a gestores de receitas. Em conjunto, abordam os principais desafios para maximizar o potencial da aviação elétrica.
As companhias aéreas contribuem com insights operacionais e comerciais vitais que irão moldar o design, o desenvolvimento e a implementação no mercado da aeronave elétrica, revelam em comunicado.
“Esta iniciativa marca um passo importante rumo à aviação de emissões zero”, dizem.
A Elysian está a desenvolver o E9X, o primeiro avião impulsionado a bateria elétrica, concebido para transportar 90 passageiros e com uma autonomia de cerca de 800 quilómetros. Esta tecnologia promete “um transporte mais limpo e eficiente, particularmente para voos mais curtos entre aeroportos regionais de todo o mundo”, segundo a Elysian, que acrescenta que “o desenvolvimento bem-sucedido requer mais do que apenas inovação técnica”.
“É impossível construir uma aeronave que realmente difira dos padrões da indústria sem uma colaboração estreita com os operadores e os aeroportos. Esta iniciativa conjunta fornece insights cruciais, que vão desde os requisitos técnicos até à experiência do passageiro e à integração da rede — ajudando-nos a determinar quais os destinos que são operacional e economicamente viáveis. É revelador ver que, em muitos casos, podemos operar de forma mais sustentável e a um custo mais baixo do que os comboios, e que rotas movimentadas como Amesterdão-Londres são altamente viáveis para os voos elétricos”, afirmou Daniel Rosen Jacobson, co-CEO da Elysian.
Já a Transavia sente-se responsável por contribuir ativamente para a inovação na sustentabilidade da aviação. A colaboração com a Elysian está alinhada com as iniciativas existentes, como a renovação da frota e a utilização de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF).
“A eletrificação representa uma direção promissora na qual acreditamos firmemente. Através desta colaboração, podemos dar passos concretos rumo ao transporte aéreo sustentável, mantendo o nosso foco na viabilidade comercial e operacional. A ligação das inovações técnicas com a experiência do cliente, a rede e os custos representa um desafio, mas estamos totalmente empenhados neste esforço”, disse Oliver Newton, Líder de Sustentabilidade e Inovação da Transavia.
Por sua vez a KLM reconhece que voar com emissões zero não acontecerá de um dia para o outro. Juntamente com parceiros da indústria, a companhia está a explorar o potencial da propulsão elétrica, a hidrogénio e híbrida. Jolanda Stevens, Gestora do Programa de Aviação com Emissões Zero da KLM, é membro do Conselho Consultivo da Elysian desde abril de 2024.
“Ao adquirir um conhecimento mais profundo do projeto e das operações da aeronave, podemos contribuir com a nossa expertise para moldar o produto final. Além disso, esta colaboração permite-nos vislumbrar como o nosso setor pode evoluir.”, adiantou Jolanda Stevens.
Um elemento crucial desta colaboração é o envolvimento dos pilotos, já que oferecem feedback essencial sobre o desempenho do avião e os padrões de consumo de energia, defende a KLM.
“Os pilotos têm um profundo conhecimento do que funciona — e do que não funciona — num avião. Por exemplo, ter duas fontes de energia diferentes a bordo exige uma abordagem totalmente nova à gestão de energia da tripulação, algo que deve ser incorporado no projeto”, acrescentou Jolanda Stevens.
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