[weglot_switcher]

Em apenas um dia, 2 mil milhões de toneladas de gelo derreteram na Gronelândia

A imagem foi tirada por um investigador dinamarquês. 712.000 quilómetros da superfície da Gronelândia derreteu a 12 de junho, o que representa cerca de 40% da área congelada daquela região.
  • DR Steffen M Olsen/Twitter
18 Junho 2019, 18h11

O Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos Estados Unidos revelou que mais de 40% da Gronelândia derreteu na passada quinta-feira – aproximadamente 712 mil quilómetros da superfície –, o que representa uma perda de 2 mil milhões de toneladas de gelo.

A prova está nesta fotografia, tirada por um climatólogo dinamarquês, Steffen M. Olsen, que rapidamente se tornou viral. Segundo o investigador, a imagem documenta um “dia atípico” e frisa que a imagem é “mais simbólica do que científica para muitos”.

Ao partilhar a imagem no Twitter, Steffen Olsen alertou para a necessidade de uma “previsão mais apurada no Ártico” dado a existência destes “eventos extremos, neste caso a inundação pelo início abrupto do derretimento da superfície”.

A situação é altamente invulgar para o mês de junho, escreve o “The Guardian“, dado que a maioria do degelo se dá normalmente em julho. Tal pode indicar que, este ano, a Gronelândia obtenha novos recordes de gelo derretido.

Jason Box, um climatólogo no Serviço Geológico da Dinamarca e da Gronelândia, previu que 2019 seria “o maior ano de degelo para a Gronelândia”. E relembrou que, este ano, já se verificou um degelo anormal em abril, o que significa que a época de degelo “está a acontecer três semanas mais cedo do que a média, e mais cedo do que o recorde de degelo do ano de 2012”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.