Em trabalho remoto? Esta plataforma mostra-lhe como está organizada a sua empresa

A multinacional brasileira Invillia lançou no mercado uma solução de ‘digital workplace’ chamada que foi distinguida pela Microsoft. CEO diz ao Jornal Económico que Portugal é um dos países da Europa que valoriza a “metodologia de construir inovação e soluções complexas de tecnologia”.

Confrontadas com o teletrabalho a tempo inteiro devido à pandemia, muitas empresas mostram-se agora interessadas em estabelecer um regime de funcionamento híbrido, no qual o home office se mantém, pelo menos, nos próximos meses. Ciente disso, a multinacional brasileira Invillia, que em novembro abriu um escritório em Lisboa, lançou no mercado global uma solução tecnológica para que os administradores e funcionários tenham uma visão mais ampla do trabalho dos seus colegas.

Chama-se InStation e é produto que foi desenvolvido no último semestre e distinguido num desafio da Microsoft Teams, app no qual está inserido. A plataforma de digital workplace cria uma representação virtual das várias áreas, departamentos e equipas de uma empresa e pretende que os colaboradores interajam como se um dia normal no escritório se tratasse.

Ou seja, integra os colaboradores num “edifício online” organizado por várias “salas” para cada equipa, que promove a proximidade e interação espontânea. Cada utilizador, identificado por uma fotografia de perfil, pode “circular” e relacionar-se com os outros, de forma coletiva ou individual, independentemente da sua localização. É também possível ter a “porta” fechada ou aberta para momentos de colaboração ou convívio.

A tecnologia cruza dados e permite descobrir tendências e padrões, dando uma melhor perspetiva do desenvolvimento individual de cada colaborador e procurando maior produtividade. A InStation tem por base um modelo de subscrição via marketplace da Microsoft, está disponível no modelo SaaS (Software as a Service) para aceder à app basta clicar no icon que aparece automaticamente no Teams após a ativação.

A plataforma é utilizada pela própria empresa que a criou. “Em abril completámos seis meses de Europa. Foi um aniversário comemorado no auge das medidas de segurança e prevenção. Com as equipas de Portugal – e de todos os lugares que atuamos – já 100% na nossa nova sede, um digital workplace que construímos para conectar e envolver os mais de 550 colaboradores”, destaca o CEO ao Jornal Económico (JE).

Renato Bolzan considero que se vive um interesse global por tecnologia e inovação. “As necessidades aumentaram e, simultaneamente, mudaram. O mercado passou por vários ajustes. A palavra expansão foi substituída por reinvenção e pela urgência de transformação. Com isso, só no último mês contratámos mais 65 pessoas e ganhámos mais dois clientes de peso”, refere o gestor ao JE, acrescentando que Portugal é um dos países da Europa que valoriza a “metodologia de construir inovação e soluções complexas de tecnologia”.

Recomendadas

Saiba como funciona o cancelamento de alojamento local

Se reside num Município com restrições de circulação, não se esqueça que poderá, ainda assim, ir de férias, desde que apresente o certificado digital ou tenha um comprovativo da realização de teste para despiste da infeção por SARS-CoV-2.

Teleperformance arranca com recrutamento de 3 mil colaboradores até ao final do ano

A empresa pretende atrair novo talento através do programa de recrutamento internacional, “que se destaca pela oferta de um pacote completo de recolocação para a perfeita integração do colaborador na empresa e em Portugal”.

Fim do teletrabalho? Conheça as vantagens em implementar um modelo híbrido na sua empresa

Depois da pandemia ter revolucionado a maneira como se trabalha, as empresas deparam-se com um desafio de recuperar os modelos antigos ou até mesmo implementar modelos híbridos. Conheça as principais vantagens.
Comentários