[weglot_switcher]

EMEL volta a cobrar estacionamento em Lisboa a partir de hoje

A empresa municipal também decidiu manter gratuito até 30 de junho, o estacionamento dos veículos de residentes com dístico válido no conjunto dos parques da EMEL
11 Maio 2020, 07h35

A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) volta a fiscalizar o estacionamento nas ruas de Lisboa a partir desta segunda-feira, 11 de maio.

“Reposição da fiscalização do pagamento na via pública pela EMEL a partir de 11 de maio”, segundo o comunicado da autarquia divulgado a 7 de abril.

Este regresso da fiscalização vai ser acompanhada de outras medidas como a manutenção do estacionamento gratuito dos veículos de residentes com “dístico válido (e a todos a quem já tenha sido garantido acesso) no conjunto dos parques de estacionamento da EMEL até ao dia 30 de junho”.

Ao mesmo tempo, também mantém-se a manutenção da extensão automática de todos os dísticos atribuídos até junho de 2020, ou até junho de 2021 para os dísticos renovados a partir de 1 de março, de acordo com o comunicado da edilidade.

A EMEL diz estar a criar um processo interno “com vista a processar com urgência pedidos de dísticos novos, como forma de resposta aos residentes que porventura possam não ter solicitado o dístico, até ao momento e que estejam interessados em fazê-lo, estando o atendimento disponível do site da EMEL, no separador “Dísticos” -> “Dísticos de Residentes”. O atendimento presencial volta a estar disponível no dia 1 de junho”.

Recorde-se que devido à pandemia da Covid-19, a EMEL decidiu a 16 de março  suspender os pagamentos de parquímetros, durante a semana e todo o dia durante os fins de semana e feriados, inicialmente até ao próximo dia 9 de abril.

Na altura, a Câmara Municipal de Lisboa liderada por Fernando Medina deu ordens para a suspensão do pagamento de parquímetros na capital devido à necessidade de ajustar os procedimentos face ao contexto da pandemia provocada pelo coronavírus.

A empresa também garante que até dezembro de 2020, as equipas de saúde das unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “mais diretamente envolvidas no combate à pandemia” vão manter a gratuitidade de estacionamento nos  parques de estacionamento da EMEL, em parques concessionados pela CML ou na via pública, de acordo com a solução mais adequada.

No sistema de bicicletas partilhadas Gira, as medidas de desinfeção das bicicletas vão se manter, “recomendando-se o estrito cumprimento das regras de higiene individual”. As bicicletas Gira também vão manter-se gratuitas para os profissionais de saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.