Emerald distingue estudo liderado por investigador da Universidade de Coimbra

O estudo faz parte de um projeto mais amplo de desenvolvimento de sistemas robotizados e competência na área do fabrico aditivo de metais, iniciado em 2018 pela equipa de Norberto Pires.

O estudo “Implementation of a robot control architecture for additive manufacturing applications” liderado pelo investigador Norberto Pires, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o Emerald Literati Award 2020, na categoria Outstanding Paper, atribuído pela revista científica Emerald. Filipe Monteiro Ribeiro, na altura aluno de mestrado da Universidade de Coimbra, e Amin Azar, do Instituto Tecnológico para a Indústria da Noruega, são os outros co-autores.

O estudo foi realizado em colaboração com o fabricante canadiano de software RoboDK e é parte de um projeto mais vasto de desenvolvimento de sistemas robotizados e competência na área do fabrico aditivo de metais, iniciado em 2018, pela equipa de Norberto Pires.

No essencial, explica Norberto Pires, “os sistemas desenvolvidos centram-se na capacidade de imprimir metais tendo por base dois tipos de sistemas de impressão: baseados em soldadura CMT (Cold Metal Transfer) para peças de maior dimensão, com capacidade estrutural, e baseados em deposição por laser, para novas ligas metálicas e peças mais pequenas e muito difíceis de construir por métodos tradicionais, essencialmente na área da indústria aeronáutica e automóvel”.

Os estudos já realizados permitiram a obtenção de financiamento da indiana TATA Steel, um dos maiores fornecedores de metal do mundo, e da Agência Nacional de Inovação, para criar o Laboratório de Fabrico Aditivo, infraestrutura, instalada no Laboratório de Construção Metálica e Mista do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC e que permite à Universidade colocar-se na vanguarda da investigação e desenvolvimento nesta área.

 

Recomendadas

Torres Vedras vai ter ensino superior em saúde. Polo abre no próximo ano com mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica

O antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da cidade torreense vai albergar o novo polo do IPLeiria, considerado de grande importância para a escolha da localização do futuro Hospital do Oeste.

Colégios privados reservam-se ao direito de darem aulas online durante pontes dos feriados

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) emitiu um comunicado a esclarecer que os colégios privados estão no seu direito de darem aulas online nos dias que antecedem os feriados, apesar da proibição das escolas abrirem fisicamente.

UAveiro impulsiona mudança de hábitos e distribui 239 bicicletas a alunos, professores e funcionários

O projeto, pioneiro em Portugal, é lançado esta segunda-feira, 23 de novembro, e, segundo o reitor Paulo Jorge Ferreira, permite que se façam menos 16 mil quilómetros de carro. Um contributo para um ar mais limpo.
Comentários