Apesar das restrições de viagens de turismo continuarem ativas, todos os cidadãos portugueses que residam no estrangeiro e queiram voltar a Portugal podem fazê-lo sem que tenham de ficar em quarentena.
Ainda assim, estarão sujeitos a um acompanhamento ativo das autoridades de saúde portuguesas, explica Mariana Vieira da Silva, ministra da presidência.
Em entrevista à TVI na segunda-feira à noite, Mariana Vieira da Silva sublinha que “existem várias condições para que as pessoas passem nas fronteiras, e o regresso à sua terra é uma delas”. A ministra acrescenta que o regresso ao país continua a ser possível “sem exigência de quarentena”.
A ministra esclareceu também que as fronteiras terrestres continuarão encerradas para o turismo, tanto de portugueses como de espanhóis.
Para todos aqueles que regressem de países “em situações de maior dificuldade” será feito um acompanhamento das autoridades de saúde que, como explica a ministra, “são decisões que temos de respeitar, que serão tomadas por quem tem a capacidade de avaliar o risco concreto em cada caso”.
Mariana Vieira da Silva fez questão de lembrar que durante todo o período de estado de emergência e quarentena obrigatória em Portugal, existiu sempre a possibilidade de os emigrantes regressarem.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com