[weglot_switcher]

Emissão de green bonds supera os 200 mil milhões de dólares este ano

É um valor superior em 12% àquele que foi registado nos primeiros nove meses do ano passado, de acordo com os dados da Bloomberg New Energy Finance.
5 Outubro 2020, 18h12

O valor em obrigações verdes (green bonds) emitidas mundialmente ultrapassou os 200 mil milhões de dólares (cerca de 170 mil milhões de euros) este ano, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

O montante faz com que o total acumulado desde o lançamento destes títulos – utilizados para financiar projetos ligados à sustentabilidade ambiental e à transição energética – tenha atingido um bilião de dólares deste 2007. Os tais 200 mil milhões de dólares emitidos em 2020 correspondem, até ao momento, a um valor superior em 12% àquele que foi registado nos primeiros nove meses do ano passado, de acordo com os especialistas da BNEF.

“Durante grande parte deste ano, a emissão de obrigações verdes ficou abaixo da de 2019. Mas o mês excecional de setembro, com mais de 50 mil milhões de dólares [aproximadamente 52 mil milhões de euros] emitidos, dá esperança sobre um possível boom no último trimestre do ano”, explicou o analista de finanças sustentáveis Mallory Rutigliano, em declarações publicadas pela agência Reuters.

A consultora KPMG considera que os negócios que não levam a sério os fatores ambientais, sociais e de governança – ESG (Environmental, Social and Governance) – estão a começar a perder clientes, colaboradores e financiamento e, eventualmente, tornar-se-ão inviáveis.

“A Covid-19 fez sobressair os elementos sociais e de governança dentro dos ESG à medida que as empresas procuram proteger empregos, apoiar os esforços para controlar a propagação do vírus e ‘fazer a coisa certa’. A pandemia destacou a importância da resiliência a mudanças extremas e a capacidade de fazer uma transformação radical”, apontam os analistas num relatório consultado pelo Jornal Económico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.