As emissões poluentes dos navios que abastecem Portugal geram níveis de poluição equivalentes a oito cidades portuguesas, de acordo com os dados publicados por um estudo da Federação Europeia para os Transporte e Ambiente.
Estas oito cidades fazem da parte da Área Metropolitana de Lisboa (AML), da Área Metropolitana do Porto (AMP) e do distrito de Braga, revela Mafalda Sousa, da associação ambientalista ZERO em declarações à “RTP“, esta segunda-feira, 9 de dezembro.
“As emissões assciadas ao transporte marítimo com base na carga transportada emitem cerca de 2,93 milhões de toneladas por ano, enquanto o tráfego rodoviário nestas oito cidades portuguesas emite 2,8 milhões de toneladas por ano”, refere Mafalda Sousa. Em 2018, o transporte marítimo em espaço europeu foi responsável pela emissão de 139 milhões de toneladas.
A associação pretende que seja criado um limite para as emissões de dióxido de carbono e Mafalda Sousa afirma estar preocupada pela posição portuguesa neste estudo e defende que “os líderes nacionais peçam à União Europeia para que as emissões de transporte marítimo sejam incluídas no regime do comércio europeu de licenças de emissão”.
A associação ambientalista ZERO também quer seja impedida a subsidiação dos combustíveis utilizados por estes meios de transporte, bem como sejam limitadas as emissões de CO2 dos navios que atracam nos portos europeus.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com