O sector dos bens e serviços ambientais representou 4,4% da produção, 3,1% do valor acrescentado bruto (VAB), 4,5% das exportações e 2,7% do emprego da economia portuguesa em 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Depois de se ter registado um ano de contração devido aos efeitos de Covid-19, este sector conseguiu apresentar fortes crescimentos da produção de 24,6%, no VAB de 20,6%, das exportações de 22,3% e do emprego de 11,4%.
Entre 2014 e 2021, o sector registou um dinamismo maior do que o total da economia, tendo registado crescimentos anuais médios das exportações de 6,9%, de 5,9% na produção, 4,9% no emprego e de 4,8% no VAB.
Houve três domínios ambientais que contribuíram para mais de metade do VAB deste sector em 2021: gestão dos recursos energéticos, gestão dos resíduos e gestão de águas residuais.
O VAB teve um aumento em todos os domínios ambientais em 2021, tendo-se destacado a gestão dos recursos energéticos, que foi impulsionado pelo crescimento da produção de equipamento para energia solar e eólica.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com