[weglot_switcher]

Emprego nos EUA e economia levam Fed a manter as taxas de juro na primeira reunião de 2020

A Reserva Federal norte-americana (Fed) realçou que o mercado de trabalho continuou a melhorar em dezembro e que a economia “tem subido a um ritmo sólido”. “Os ganhos no emprego têm sido fortes, em média, nos últimos meses, e a taxa de desemprego manteve-se baixa”, disse a Fed em comunicado. 
29 Janeiro 2020, 19h14

A Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu manter inalteradas as taxas de juro na primeira reunião de 2020, que se mantêm no intervalo entre 1,50% e 1,75%, numa decisão unânime dos membros do Federal Open Market Committee (FOMC), e em linha com os analistas.

O FOMC realçou que o mercado de trabalho continuou a melhorar em dezembro e que a economia “tem subido a um ritmo sólido”. “Os ganhos no emprego têm sido fortes, em média, nos últimos meses, e a taxa de desemprego manteve-se baixa”, disse a Fed em comunicado. No entanto, o consumo tem “subido a um ritmo moderado, o investimento fixo das empresas e as exportações têm continuado fracos”, salientou o banco central liderado por Jerome Powell.

“O Comité decidiu manter o intervalo para a federal funds rate entre 1,50% a 2,75%. O Comité considera que a política monetária atual é apropriada para apoiar a expansão da atividade económica, as condições fortes do mercado de trabalho, e para a inflação voltar ao objetivo dos 2%”, explicou a Fed.

A Fed não detalhou o outlook, mas referiu que “vai continuar a monitorizar as implicações de informação sobre o outlook económico enquanto analiza o caminho apropriado para o intervalo para a federal funds rate”.

Em janeiro de 2019, a federal funds rate estava no intervalo entre 2,25% e 2,50%. Ao longo do ano, o banco central cortou três vezes as taxas de juro, que estão no nível atual desde a reunião de outubro de 2019. Desde então, a Fed tem-se mantido “paciente”, uma palavra que não consta do comunicado da decisão hoje tomada.

A próxima reunião da Fed em 2020 será nos dias 17 e 18 de março.

 

(atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.