[weglot_switcher]

Empresa de Águeda investe 500 mil euros em soluções de IA para reparar 30% dos routers portugueses

Com recurso ao PRR, a portuguesa Test and Repair Company desenvolveu duas plataformas para otimizar o processo de identificação de problemas nos equipamentos eletrónicos de internet e televisão do mercado português.
29 Maio 2024, 09h27

A Test and Repair Company (TRC), uma empresa portuguesa situada em Águeda investiu mais de 500 mil euros para reparar 30% dos routers e boxes portugueses através de soluções de Inteligência Artificial (IA).

A verba proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através da Agenda da Microeletrónica foi aplicada no desenvolvimento de duas plataformas para otimizar o processo de identificação de problemas nos equipamentos eletrónicos de internet e televisão do mercado português, sendo que a TRC quer utilizar a IA para interligar as duas plataformas de forma a otimizar ainda mais este processo.

A empresa tem como objetivo reparar e recondicionar os equipamentos eletrónicos, dando-lhes uma nova vida, processo utilizado com sucesso em cerca de 30% do mercado português, que resultou na recuperação de mais de três milhões de equipamentos desde 2016.

José Miguel Santos, responsável pela TRC, refere que “a otimização e interligação destas duas plataformas permite dar sugestões aos reparadores, reduzindo desta forma o tempo de diagnóstico e consequentemente o custo das reparações”.

A Agenda da Microeletrónica foi criada no âmbito das agendas mobilizadoras do PRR português com o objetivo de reforçar a capacidade produtiva e de inovação da indústria nacional de semicondutores e microeletrónica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.