[weglot_switcher]

Empresa de Ronaldo compra 10% da Vista Alegre

As partes acordaram ainda a criação conjunta em partes iguais de uma nova empresa no MiddleEast & Asia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias.
14 Junho 2024, 17h20

A CR7 de Cristiano Ronaldo comprou à Visabeira 10% da VAA Vista Alegre Atlantis, anunciou a empresa em comunicado.

“A Visabeira Indústria SGPS alienou 16.765.006 ações representativas de 10,0% do capital social e dos direitos de voto da VAA Vista Alegre Atlantis, em resultado da qual foi reduzida a participação imputada a Fernando Campos Nunes nos termos do nº1 do artigo 20º
do CVM, previamente comunicada, para valor inferior ao limiar dos 90%”, lê-se no comunicado enviado ao mercado.

As empresas de Fernando Campos Nunes têm agora 83,41% da Vista Alegre.

O valor do negócio não foi divulgado.

“Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores de sempre da história do futebol mundial, e a personalidade portuguesa mais conhecida e admirada em todo o mundo, adquiriu hoje, através da CR7 e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, 10% do capital da Vista Alegre Atlantis SGPS e acordou adquirir, em operação a concretizar nos próximos dias, 30% do capital da Vista Alegre Espanha”, refere o comunicado enviado às redações.

As partes acordaram ainda a criação conjunta em partes iguais de uma nova empresa no MiddleEast & Asia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias.

“Esta colaboração entre ambos permitirá acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestígio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium”, explica a Vista Alegre em comunicado.

Cristiano Ronaldo, citado na nota, salientou que “a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo”.

“A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português” diz o futebolista e empresário português que garante que “faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo”.

Em 2023, o Grupo Vista Alegre consolidado atingiu 129,6 milhões de euros de vendas e o mercado externo representa cerca de 70% do volume de negócios, com a Alemanha, França, Espanha e Itália na Europa e os EUA e Brasil a serem os países mais relevantes na performance do mercado externo.

Fernando Campos Nunes, fundador e acionista do Grupo Visabeira, detentor do Grupo Vista Alegre Atlantis SGPS, na assinatura do acordo, disse que “é com grande entusiasmo que recebemos o Cristiano Ronaldo como nosso investidor, representando este momento, a união de duas das mais relevantes e unânimes marcas portuguesas”.

“Cristiano Ronaldo é um elemento indissociável de Portugal. Consegue levar o nome do nosso país aos lugares mais recônditos da Terra, com uma imagem de trabalho, dedicação, simpatia e muito talento. É verdadeiramente uma marca planetária. Para além disso, tem um enorme orgulho no seu país e todos o admiram”, acrescenta o maior acionista da dona da Vista Alegre.

A relação da Vista Alegre e da família do seu fundador com o futebol é antiga. Com efeito, a família Pinto Basto teve um papel decisivo na introdução deste desporto em Portugal, pois foram os bisnetos do fundador da Vista Alegre que trouxeram a primeira bola de futebol para Portugal em 1886 e aqueles que organizaram a primeiro jogo oficial de futebol em território português, que se realizou em 22 de janeiro de 1889 no terreno hoje ocupado pela praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca que celebra 200 anos de História.  Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre.

Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.