[weglot_switcher]

Empresa do Porto capta 9,5 milhões para eliminar riscos de alergias

A Pfx Biotech foi uma das empresas que captou financiamento em outubro de 2024 através do programa Accelerator do European Innovation Council (EIC), que apoiou mais de 71 empresas num total de 1.211 candidatas (16 das quais portuguesas), representando um montante global de 387 milhões de euros.
19 Fevereiro 2025, 14h53

A empresa portuguesa PfxBiotech captou um financiamento de 9,5 milhões de euros em outubro de 2024 através do programa Accelerator do European Innovation Council (EIC). A startup com sede na cidade do Porto pretende com este valor escalar a produção de proteínas de leite humano através de fermentação de precisão, a começar pela lactoferrina, uma proteína isolada inicialmente de leite de vaca.

Em comunicado, a empresa fundada em 2022 explica que esta proteína tem propriedades bioativas e multifuncionais com aplicações na área infantil, eliminando o risco de alergias e na área da nutrição avançada para populações com necessidades nutricionais específicas, como seniores e desportistas.

O programa Accelerator do European Innovation Council (EIC) apoiou mais de 71 empresas num total de 1.211 candidatas (16 das quais portuguesas), representando um montante global de 387 milhões de euros.

Desde que arrancou, em março de 2021, 16 empresas deep tech nacionais tiveram financiamento aprovado no European Innovation Council (EIC), contabilizando cerca de 91,5 milhões no EIC Accelerator, o principal instrumento da iniciativa integrada no Pilar III do Horizonte Europa.

António Grilo, presidente da Agência Nacional de Inovação, salienta que “o desempenho de Portugal no EIC Accelerator representa uma oportunidade para impulsionar negócios deep tech de origem nacional, fomentar a atração e retenção de talento e ampliar a visibilidade das PME tecnológicas e do ecossistema nacional em mercados internacionais mais competitivos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.