[weglot_switcher]

Empresário norte-americano gastou sete milhões para comprar e transformar paquete Funchal em hotel de luxo

Brock Pierce, que investe em criptomoedas, quer transformar o mítico navio português num hotel de cinco estrelas com 200 quartos, fundeado em Lisboa.
24 Agosto 2021, 09h00

O empresário norte-americano Brock Pierce gastou8,3 milhões de dólares (sete milhões de euros) na compra e remodelação do parque Funchal.

O navio foi adquirido este ano por 1,9 milhões de dólares (1,6 milhões de euros), e a sua remodelação vai ter um custo de 6,4 milhões de dólares (5,5 milhões de euros).

O objetivo é transformar o antigo navio da marinha mercante portuguesa num hotel de luxo, e museu, com 200 quartos que ficará fundeado em Lisboa.

A primeira vez que soube do navio foi quando recebeu uma chamada de alguém a contar-lhe que o navio ia ser vendido para “‘sucata. Eles vão desmonta-lo pelos seus materiais valiosos, queres salvá-lo?'”, recorda o empresário em declarações ao site norte-americano Page Six.

“Uau! Um navio de 150 metros que está abandonado há algum tempo? Isto parece difícil, mas gostaria de aprender algo sobre lei marítima, parece interessante”, afirmou.

Brock Pierce conta que existem atualmente “180 pessoas a trabalhar no navio para o transformar num hotel de cinco estrelas, mas com quartos regulares – para todas as classes – e para efetivamente ser um museu permanentemente estacionado em Lisboa”.

“Como alguém a construir coisas para o futuro, considero que é importante proteger o nosso passado”, disse o norte-americano.

O paquete Funchal fez a sua viagem inaugural em 1961 e tornou-se ao longo de décadas no mais emblemático navio português de transporte de passageiros e de turismo de cruzeiros. Os britânicos Signature Living, grupo que faliu e vendeu o navio ao norte-americano, foram os seus últimos donos. O navio estava fundeado desde 2015 na doca da Matinha, em Lisboa, de onde saiu este ano depois da compra para o estaleiro Naval da Rocha Conde de Óbidos, também na capital, para ser reabilitado.

Pierce, de 40 anos, tornou-se conhecido inicialmente pelo seu papel no filme de 1992 da Disney – A Hora dos Campeões – e por – Guarda-Costas, Ama Seca – de 1996. Mais tarde fez fortuna com as criptomedas, sendo atualmente presidente da Bitcoin Foundation. Em 2018, a Forbes avaliou a sua fortuna entre 700 milhões a 1,1 mil milhões de dólares, na sua primeira lista de sempre sobre criptomilionários.

Numa das suas viagens mais famosas, o navio transportou em 1972 os restos mortais de Dom Pedro I, Imperador do Brasil (Dom Pedro IV, rei de Portugal) para o Rio de Janeiro no âmbito das comemorações do 150º aniversário da independência do Brasil. O corpo está sepultado numa cripta dentro do monumento da Independência do Brasil, junto ao riacho do Ipiranga, em São Paulo, onde Dom Pedro proclamou a independência do Brasil de Portugal em 1822, no famoso grito do Ipiranga. Apesar do corpo ter sido seguido para o Brasil, o seu coração permanece na Igreja da Lapa no Porto desde 1837.

Em 2020, o empresário foi um dos candidatos independentes às eleições presidenciais norte-americanas, tendo obtido quase 50 mil votos, surgindo na nona posição de um total de 36 candidatos, duas posições abaixo, por exemplo da candidatura do rapper Kanye West, segundo a Ballotpedia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.