A Inteligência Artificial (IA) já provou que veio para ficar e a IA Generativa (GenAI) mudou a visão de muitas empresas em relação à potencialidade que a tecnologia lhes pode dar. Um novo estudo da consultora NTT Data mostrou que os líderes já perceberam que a GenAI vai transformar a performance dos negócios e apelam a mais investimentos.
O estudo “Global GenAI Report: How organizations are mastering their GenAI destiny in 2025” mostra que a maioria dos 2.300 líderes de TI inquiridos já investiram em GenAI e 83% criaram equipas especializadas para apostar neste avanço tecnológico.
“O futuro é claro. A IA Generativa é mais do que uma simples ferramenta – é uma força transformadora”, aponta Yutaka Sasaki, presidente e CEO do grupo NTT Data, citado em comunicado.
“À medida que ultrapassamos a fase de experimentação, a tensão emerge: avançar demasiado rápido pode trazer consequências imprevistas; avançar demasiado devagar pode fazer-nos ficar para trás”, adianta, acrescentando que “dominar a GenAI não é opcional”.
Dois terços dos líderes inquiridos admitem que a GenAI vai provocar “mudança de paradigma” e melhorar significativamente fatores como produtividade e eficiência, sustentabilidade, conformidade regulamentar, processos empresariais, segurança e a experiência dos próprios colaboradores.
O mesmo estudo adianta que 97% dos CEO já antecipam um impacto significativo da tecnologia de GenAI e que 70% dos inquiridos consideram que a mudança será rápida e terá um impacto ao longo de todo o próximo ano. Mas os dados vão mais longe, com 83% dos inquiridos a admitir já ter uma estratégia da aplicação desta tecnologia bem definida.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com