[weglot_switcher]

Empresas do PRO_MOV identificam mais de 780 vagas para requalificação profissional

No PRO_MOV as empresas dão o primeiro passo e dizem que precisam de mão de obra qualificada em áreas específicas. A maior disponibilidade para receber formandos no âmbito do programa verifica-se nas regiões Norte, Lisboa e Algarve.
20 Maio 2025, 11h01

O programa de requalificação profissional PRO_MOV anuncia esta terça-feira ter identificado 784 vagas destinadas a candidatos em processos de formação em contexto real de trabalho. As regiões Norte, Lisboa e Algarve são as que apresentam maior disponibilidade para receber formandos.

“Estes dados sublinham não só a expansão do programa, mas também a capacidade de mobilização. As empresas participantes estão cada vez mais empenhadas em integrar ativamente os processos de requalificação, assegurando respostas mais objetivas às necessidades concretas do mercado de trabalho”, justificam os responsáveis do programa.

“O PRO_MOV é uma resposta concreta às necessidades presentes e futuras da economia, com escala e impacto imediato. São oportunidades reais para quem quer mudar de vida, para quem está em transição ou procura reintegrar-se no mercado com novas competências”, afirmou Marta Cunha, diretora executiva do Reskilling 4 Employment em Portugal, iniciativa da European Round Table for Industry.

Uma centena de representantes de 40 empresas, do IEFP e de associações empresariais, entre os quais parceiros fundadores e institucionais como Sonae, Nestlé, SAP, Associação Business Roundtable Portugal e CIP reuniram recentemente, tendo, além das vagas anunciadas, identificado os sectores com mais necessidades de profissionais requalificados. Além das habituais business intelligence, digital e green jobs – ganham relevância como sectores necessitados de requalificação o turismo, a logística e a contrução, em linha com a evolução do mercado de trabalho português.

O PRO_MOV conta com laboratórios nas áreas de agricultura, automóvel, business intelligence, construção, digital, green jobs, indústria, logística, saúde, turismo e vendas.

“No PRO_MOV são as empresas a dar o primeiro passo e a dizerem que precisam de mão de obra qualificada em áreas específicas. Isto permite-nos trabalhar em conjunto e definir os percursos formativos à medida das exigências do mercado. É uma vantagem muito grande sabermos que estamos a responder às empresas e às pessoas”, explica Luz Pessoa e Costa, diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP.

Além da requalificação intensiva, o PRO_MOV desenvolve também modelos de requalificação interna, para colaboradores de empresas, e formações à medida, adaptadas às necessidades específicas da cada empresa, assegurando em conjunto uma resposta mais flexível e adaptada aos diferentes perfis de candidatos e organizações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.