[weglot_switcher]

Empresas espanholas ficam com maioria das obras públicas em Portugal

As empresas nacionais asseguram apenas um terço dos 1.431 milhões adjudicados desde o início de 2019, escreve o “Público”.
  • Reuters
6 Julho 2020, 09h36

A maioria (quase 70%) das obras públicas lançadas em Portugal no último ano e meio foram adjudicadas a empresas espanholas, de acordo com uma análise do jornal “Público”, através dos dados disponíveis no Portal Base.

Destacam-se, assim, as cinco maiores companhias a operar no país: FCC, Ferrovial, Dragados, Sacyr e Acciona, que garantiram contratos no valor de mil milhões de euros em obras públicas. Segundo os cálculos da publicação, divulgados esta segunda-feira, as empresas nacionais asseguram apenas um terço dos 1.431 milhões adjudicados desde o início de 2019.

Esta terça-feira, o Parlamento vai discutir alterações ao código dos contratos públicos, por proposta de lei do Governo (n.º 41/XIV/1.ª), que “estabelece medidas especiais de contratação pública e altera o Código dos Contratos Públicos e o Código de Processo nos Tribunais Administrativos”, conforme denota a agenda da reunião plenária de amanhã.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.