As micro, pequenas e médias empresas podem beneficiar de um apoio a fundo perdido em 50% dos custos de salários por 36 meses se contratarem licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados.
Este é um incentivo que decorre no âmbito do programa Portugal 2030, no sistema de incentivos à contratação de recursos humanos altamente qualificados, que visa fomentar esta contratação pelas empresas.
André Lopes, Partner da Capitalizar, afirma que “com esta vantagem financeira, as empresas poderão expandir as suas equipas com profissionais altamente capacitados, estimulando assim a inovação, a produtividade e a competitividade nos seus setores de atuação”.
O incentivo destina-se apenas a empresas que estejam situadas nas regiões de norte, centro e Alentejo, tendo cada uma das regiões o seu prazo de candidatura. Na região norte o prazo termina a 28 de março.
“Podem aceder aos apoios concedidos as PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com contabilidade organizada. Para efeitos de comprovação do estatuto PME, as empresas devem obter ou atualizar a correspondente Certificação Eletrónica”, explica André Lopes.
“Na sociedade, esta medida pode ter um impacto transformador ao criar oportunidades de emprego de qualidade para os cidadãos altamente qualificados. Através da promoção da contratação destes recursos, o PT2030 não só estimula a dinamização do mercado de trabalho, como também contribui para combater o desemprego qualificado e para reter talento em Portugal”, salienta André Lopes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com