PremiumEmpréstimo da banca faz derrapar injeção do Novo Banco

Injeção é agora esperada para a próxima semana, mas falta parecer de auditores sobre financiamento da banca. Em causa está a necessidade de os bancos garantirem a solidez do Fundo de Resolução.

Recomendadas

Assembleia do Montepio aprova as contas de 2020, ao fim de quatro sessões

À quarta foi de vez. A Assembleia Geral da Associação Mutualista ficou concluída com a votação dos resultados da dona do Banco Montepio, que reportou prejuízos de 18 milhões em 2020. Mas depois de muitas intervenções de associados.

Paulo Macedo admite aos deputados que CGD vai vender carteiras de crédito malparado este ano

Paulo Macedo foi o último a ser ouvido na CPI. Alinhou pela opinião de que os credores deviam ter sido mais chamados à capitalização do Novo Banco. Por fim alertou para o impacto de reputação na banca do uso de CCA (mecanismo de capital contingência). “Não vejo que no futuro próximo haja compradores que aceitem uma solução destas, face à polémica que gerou”, disse o CEO da CGD.

Prolongamento das moratórias? Só se empréstimos forem também objeto de garantia do Estado, diz BCE

A Assembleia da República enviou para Frankfurt o projeto de lei que foi aprovado na especialidade na semana passada e que estabelece a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias no contexto da epidemia de Covid-19, até ao fim do ano. O Parlamento queria um parecer do BCE. Após consideração ponderada desse pedido, o supervisor decidiu não emitir um parecer mas faz comentários ao projeto de lei. “As moratórias ocasionam riscos de estabilidade financeira para os bancos quando os fluxos de caixa não recuperam e os mutuários se tornam insolventes”, alerta BCE.
Comentários