[weglot_switcher]

Endesa: lucros disparam 30% no primeiro semestre para mil milhões de euros

Empresa assinala que a melhoria dos resultados financeiros foi “impulsionada por uma menor dívida financeira bruta média e um menor custo da dívida.
29 Julho 2025, 10h33

A energética Endesa viu o lucro disparar 30%, no primeiro semestre, para os mil milhões de euros, em comparação com os 800 milhões de euros do período homólogo.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação, e amortização (EBITDA) subiu 12% para os 2,7 mil milhões de euros, face aos 2,4 mil milhões de euros do ano anterior. Já os fundos gerados pela operação (ajustado) situaram-se nos 2,4 mil milhões de euros, no primeiro semestre, uma melhoria face aos 1,7 mil milhões de euros do período homólogo.

Na apresentação dos resultados referentes ao primeiro semestre a empresa assinala que a melhoria dos resultados financeiros foi “impulsionada por uma menor dívida financeira bruta média e um menor custo da dívida”.

A despesa de capital (capex bruto) da empresa no primeiro semestre atingiu os 900 milhões de euros.

A empresa assinala também a subida que tem existido ao nível do preço do gás e do dióxido de carbono. No caso do gás o preço médio em 2024 situou-se nos 30 euros por megawatt-hora (MWh) e em 2025 está nos 41 euros MWh, e no caso do dióxido de carbono a média em 2024 ficou nos 64 euros por tonelada e em 2025 encontra-se em 71 euros por tonelada.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.