O endividamento das empresas portuguesas fixou-se nos 724 mil milhões de euros em agosto, o que correspondem a um agravamento de 400 milhões de euros face ao mês de julho, dá conta o Banco de Portugal esta segunda-feira, 21 de outubro. Dos 724 mil milhões de euros de dívida registada, 319,8 mil milhões de euros têm no setor público e 404,2 mil milhões de euros no setor privado.
“O endividamento do setor não financeiro [empresas] aumentou 400 milhões de euros, devido ao aumento do endividamento do setor público, já que o endividamento do setor privado manteve-se o valor idêntico”, lê-se na nota de informação estatística do BdP.
Dos 724 mil milhões de euros de dívida registada, 319,8 mil milhões de euros têm no setor público e 404,2 mil milhões de euros no setor privado.
O regulador da banca faz saber que o aumento do endividamento do setor público, deveu-se, sobretudo, ao “incremento do endividamento face ao exterior, parcialmente compensado pela diminuição do endividamento face às próprias administrações públicas, às empresas e à banca”.
No privado, registou-se um recuo de 200 milhões de euros no endividamento das empresas, mas que foi compensado pelo aumento do endividamento de 200 milhões dos particulares face ao mesmo setor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com