[weglot_switcher]

Endividamento das empresas agravou 400 milhões de euros em agosto por causa do sector público

Dos 724 mil milhões de euros de dívida registada em agosto, 319,8 mil milhões de euros têm no setor público e 404,2 mil milhões de euros no setor privado, de acordo com uma nota de informação estatística do Banco de Portugal.
21 Outubro 2019, 11h26

O endividamento das empresas portuguesas fixou-se nos 724 mil milhões de euros em agosto, o que correspondem a um agravamento de 400 milhões de euros face ao mês de julho, dá conta o Banco de Portugal esta segunda-feira, 21 de outubro. Dos 724 mil milhões de euros de dívida registada, 319,8 mil milhões de euros têm no setor público e 404,2 mil milhões de euros no setor privado.

“O endividamento do setor não financeiro [empresas] aumentou 400 milhões de euros, devido ao aumento do endividamento do setor público, já que o endividamento do setor privado manteve-se o valor idêntico”, lê-se na nota de informação estatística do BdP.

Dos 724 mil milhões de euros de dívida registada, 319,8 mil milhões de euros têm no setor público e 404,2 mil milhões de euros no setor privado.

O regulador da banca faz saber que o aumento do endividamento do setor público, deveu-se, sobretudo, ao “incremento do endividamento face ao exterior, parcialmente compensado pela diminuição do endividamento face às próprias administrações públicas, às empresas e à banca”.

No privado, registou-se um recuo de 200 milhões de euros no endividamento das empresas, mas que foi compensado pelo aumento do endividamento de 200 milhões dos particulares face ao mesmo setor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.