[weglot_switcher]

Endividamento das PME está em máximo histórico

Endividamento das PME não era tão alto desde pelo menos antes da crise económica de 2008. Micro empresas foram as que mais aumentaram o volume de endividamento durante a pandemia, em contraciclo com as grandes empresas.
27 Novembro 2021, 09h00

O endividamento das micro, pequenas e médias empresas (PME) portuguesas está em máximos, com as micro empresas a serem o grupo que mais se endividou até setembro face a igual mês de 2019, o ano pré-pandemia. Uma radiografia ao endividamento das empresas privadas revela ainda que, por outro lado, durante o período pandémico as grandes empresas foram as que mais reduziram o seu endividamento.

Os dados do Banco de Portugal (BdP), analisados pelo Jornal Económico (JE), mostram que o endividamento das PME ascende a 178,3 mil milhões de euros em setembro, correspondendo em termos nominais ao valor mais elevado desde dezembro de 2007, quando se inicia a série estatística do regulador bancário. Qualquer coisa como 77% do PIB ou cerca de 11 vezes mais o envelope financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para Portugal nos próximos seis anos.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.