[weglot_switcher]

Pacote de três mil milhões para as empresas visa redução da fatura em 30% na eletricidade e até 40% no gás

O Governo apresentou hoje as medidas que visam suster os preços da eletricidade e do gás natural e que se destinam às empresas.
MIGUEL A. LOPES/LUSA
12 Outubro 2022, 10h33

O Governo divulgou hoje as medidas que visam suster o aumento dos preços da eletricidade e do gás natural para as empresas no próximo ano.

“Vamos injetar três mil milhões de euros” com o objetivo de “proteger as empresas”, afirmou hoje o ministro do Ambiente.

A injeção de dois mil milhões na eletricidade vai provocar uma redução da fatura da energia em 30-31%.

No gás natural, os mil milhões vão provocar uma redução dos preços na fatura de 23% a 42%.

A estimativa é face aos preços estimados para o próximo ano.

As medidas foram hoje apresentadas pelo ministro do Ambiente em Lisboa.

Segundo Duarte Cordeiro, os 3.000 milhões dividem-se em medidas políticas (1.500 milhões) e medidas regulatórias (1.500 milhões).

“Foi a partir da energia que se iniciaram os impactos da inflação em toda a Europa e em Portugal; é na intervenção do mercado energético que conseguimos conter os aumentos de preço. Ao intervirmos no gás e na eletricidade, estamos a interferir no pão, no leite, em todos os domínios. Temos de nos preparar para cenários de preços mais elevados, para reduções da fatura mais significativa”, afirmou.

O ministro disse que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai anunciar como serão aplicados os dois mil milhões de euros no sistema elétrico na próxima sexta-feira, quando for apresentada a proposta de preços para o mercado regulado de eletricidade no próximo ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.