[weglot_switcher]

Energia solar: UE empresta 166 milhões à BNZ para abrir 17 centrais em Portugal, Espanha e Itália

A BNZ vai instalar 17 centrais fotovoltaicas no sul da Europa, com recurso a 166 milhões de euros. Trata-se de uma parcela de um empréstimo total de 500 milhões.
Dan Huggins é o CEO da BNZ
18 Setembro 2024, 14h39

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a BNZ chegaram a acordo para o empréstimo de 166 milhões de euros, de forma a financiar a instalação de 17 centrais solares fotovoltaicas em Portugal, Espanha e Itália.

A BNZ é um Produtor Independente de Energia (PIE) que desenvolve, constrói e opera projetos solares fotovoltaicos. É detida pela Nuveen Infrastructure, que detém investimentos nos mais variados sectores à escala global.

Em comunicado, o BEI faz saber que as 17 futuras centrais fotovoltaicas vão gerar energia renovável equivalente ao consumo médio anual de energia de mais de 390 mil agregados familiares. Vão ser instaladas em regiões nas quais o rendimento per capita é inferior à média da UE, de forma a promover o crescimento económico das mesmas.

Os 166 milhões de euros são uma parcela de um empréstimo total de 500 milhões, acordado com o objetivo de apoiar a instalação de 1,7 GW de energia solar fotovoltaica nos países do sul da Europa até ao final de 2026.

O projeto vai ser desenvolvido no âmbito do programa REPowerEU, que foi lançado pela União Europeia com o propósito de reduzir a dependência das importações de combustíveis fósseis.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.