[weglot_switcher]

Engenheiro e antigo ministro João Cravinho homenageado na Universidade de Coimbra

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra abre esta quinta-feira, 18, um Ciclo de Colóquios em homenagem ao engenheiro João Cravinho, que incluirá também sessões em Lisboa, Faro e Porto. É uma iniciativa do projeto de investigação A Economia Política da Construção Democracia.
17 Setembro 2025, 17h46

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra acolhe esta quinta-feira, 18 de setembro, pelas 14h30, um colóquio de homenagem ao engenheiro João Cravinho que contará com as presenças de Eduardo Ferro Rodrigues, José Reis e Gonçalo Marçal.

 “João Cravinho foi uma das figuras maiores do pensamento económico em Portugal desde a segunda metade do século XX até à atualidade, com grande presença na vida pública nacional e no nosso relacionamento internacional”, destaca a Faculdade.

Antes das suas funções governativas – foi ministro duas vezes – e do seu papel como deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, João Cravinho foi responsável pela criação de uma das melhores estruturas de planeamento para a transformação estrutural do nosso país: o GEBEI-Grupo de Estudos Básicos de Economia Industrial, no início dos anos de 1970, que teve um impacto muito relevante na Administração Pública e na academia.

“A discussão de grandes temas como a regionalização e a localização do novo aeroporto deve-lhe muito” e por isso, a sua obra está a ser estudada e devidamente valorizada, acrescenta a Faculdade.

 João Cravinho colaborou como professor com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, logo no primeiro curso de licenciatura e mais tarde no Mestrado em Economia Europeia.

Este ciclo de colóquios em sua homenagem que se inicia na FEUC incluirá também sessões em Lisboa, Faro e Porto e é uma iniciativa do projeto de investigação A Economia Política da Construção Democracia (FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia) em curso no Centro de Estudos Sociais.

 


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.