Dario Pedro e Francisco Nogueira partilham a paixão pela inovação, o lugar onde estudam e agora também o Altice International Innovation Award, que venceram em duas diferentes categorias.
Dario Pedro quer evitar a colisão de veículos aéreos não tripulados. O projecto do aluno de doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Computadores da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA visa encontrar uma solução para evitar a colisão de veículos aéreos não tripulados através do uso de Redes Neurais Profundas. Recorre à inteligência artificial e será um importante contributo para resolver os problemas de tráfego das cidades.
Já Francisco Nogueira criou um dispositivo de rastreio médico em forma de luva que complementa o auto-exame mamário. A luva SenseGlove, assim a chamou, utiliza sensores piezoelétricos e permite a deteção de anomalias, benignas ou malignas, no tecido mamário, e controlar o seu tamanho e textura.
São, segundo o director da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado, projetos com um enorme potencial para a sociedade, nas duas vertentes em que atuam. “Acreditamos que esta distinção os ajudará a chegar à próxima etapa de desenvolvimento do trabalho”, afirma.
O prémio de inovação Altice International Innovation Award, que Dario Pedro e Francisco Nogueira receberam nas categorias Academia e Startup, respetivamente, existe desde 2016 e destina-se a premiar estudantes de mestrado e de doutoramento em Portugal, mas também empreendedores e startups.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com