[weglot_switcher]

Engie colabora com Saint-Gobain Abrasivos para instalar central solar

O projeto vai ser desenvolvido pela Engie na Saint-Gobain Abrasivos, vai permitir gerar anualmente 1,175 MWh de energia e evitar a emissão de perto de 260 toneladas de CO2 da sua unidade fabril.
18 Fevereiro 2025, 17h41

A Engie, empresa que atua na prestação de serviços de eficiência energética, vai colaborar com a empresa Saint-Gobain Abrasivos, dedicada à conceção, fabricação e distribuição de materiais e soluções de construção, num projeto de produção de energia solar para autoconsumo.

O projeto vai ser desenvolvido pela Engie na Saint-Gobain Abrasivos, vai permitir gerar anualmente 1,175 MWh de energia e evitar a emissão de perto de 260 toneladas de CO2 da sua unidade fabril.

A parceria está firmada por dez anos e tem como objetivo apoiar a Saint-Gobain Abrasivos na descarbonização da sua atividade e reforçar o seu compromisso com a transição energética.

“A parceria com a Engie Soluções de Energia dá-nos toda a confiança para seguir o caminho da transição energética e reforçar o nosso compromisso e a nossa responsabilidade com a sustentabilidade e o ambiente”, refere Fernando Oliveira, diretor de fábrica da Saint-Gobain Abrasivos.

Duarte Caro de Sousa, diretor geral do solar distribuído pela ENGIE soluções de energia, afirma que “esta impactante instalação vai permitir à Saint-Gobain Abrasivos reduzir significativamente os custos energéticos da sua operação industrial e reforçar o seu compromisso com a transição energética. Trata-se de um contrato a longo prazo e com um investimento 100% ENGIE Soluções de Energia, e no qual estamos totalmente empenhados em trabalhar diariamente para potenciar a sua eficiência”.

Até ao momento, a Engie instalou 1.638 painéis solares na cobertura e no parque de estacionamento das instalações da Maia, dando à fábrica um sistema de produção de energia com uma potência de 892 quilowatt-pico (kWp), que vai gerar aproximadamente 1,175 MWh de energia por ano, o equivalente ao consumo médio de eletricidade de 460 habitações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.