Ensino superior: mais de 49 mil estudantes colocados na 1.ª fase do concurso de acesso. Veja aqui as notas e as vagas sobrantes

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, prevê-se que mais de 100 mil alunos entrem este ano no ensino superior público e privado, através das várias formas de ingresso.

Um total de 49 452 estudantes já estão no ensino superior, o que brinda o ano letivo 2021/2022 com o segundo maior número de colocados nos últimos 30 anos.

Segundo a lista de colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, disponibilizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no último minuto deste sábado, 25 de setembro, apresentaram-se a concurso, nesta fase, 64 004 candidatos, dos quais 77% foram colocados. Os dados revelam que 82% dos estudantes agora admitidos foram colocados numa das suas três primeiras opções. Veja aqui as notas de entrada nas universidades e politécnicos e as vagas sobrantes.

Há a salientar a colocação de 4.893 novos estudantes nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos, isto é, nos cursos com maior índice de excelência dos candidatos, aumentando cerca de 7% face ao ano anterior. Destaque também para a colocação de 6.820 estudantes em cursos nas áreas de competências digitais e de 21.401 estudantes em áreas STEAM – Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática.

Os dados da DGS revelam igualmente a colocação de 1.555 estudantes em cursos de Medicina, representando um aumento de apenas 7 colocados face ao ano anterior e 44 colocados face a 2019.

O número de colocados em instituições localizadas em regiões com menor densidade demográfica aumenta para 12.318 estudantes, com diversas instituições do interior a aumentar o número de colocados face ao ano anterior: U.Évora, IPBeja, IPortalegre, IPBragança, IPGuarda, IPSantarém, IPViseu e IPTomar.

Com a conclusão da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso e nas estimativas das instituições de ensino superior para as demais vias de ingresso, a Direção-Geral do Ensino Superior estima
que se inscrevam no ano letivo que agora se inicia mais de 100 mil novos estudantes, dos quais mais de 82 mil no ensino superior público, incluindo cerca 51 mil colocados quando concluídas as três fases do Concurso Nacional de Acesso. Através das outras vias de acesso deverão entrar cerca de 31 mil estudantes, incluindo cerca de 8 mil estudantes em formações curtas de âmbito superior (i.e., cursos técnicos superiores profissionais, CTeSP). Já no no ensino superior privado deverão ingressar cerca de 19 mil estudantes.

Os dados agora divulgados revelam igualmente a colocação de 315 alunos através do contingente especial para estudantes com deficiência, duplicando desde 2015, como resultado das alterações legislativas introduzidas neste domínio.

Foram igualmente colocados 419 estudantes emigrantes e lusodescendentes, crescendo 6% face ao ano anterior, quando tinham sido colocados 396 candidatos. Para este efeito, o Governo tem vindo a apostar na iniciativa Estudar e Investigar em Portugal.

 

Colocados por opção de candidatura

Opção      Colocados      % do Total

1.ª               24739                        50%

2.ª              9859                           20%

3.ª              6070                           12%

4.ª              3963                            8%

5.ª              2767                            6%

6.ª              2054                           4%

Total        49452                       100%

 

 

 

 

Recomendadas

Ex-ministro Adalberto Campos Fernandes vai coordenar Ciências da Saúde na Europeia

A Universidade Europeia tem previsto “um forte investimento” na área da saúde, nomeadamente em tecnologia, inovação, capital humano e novos programas, revela a reitora Hélia Gonçalves Pereira.

Foguetes construídos por universitários lançados em Santa Margarida

Portugal recebe até domingo, 17 de outubro, a maior competição mundial de foguetes desenhados e construídos por estudantes universitários. A maior parte das atividades decorrem amanhã, sexta-feira, e no sábado.
Universidade Aveiro

Colocados 9.154 alunos na segunda fase de acesso ao ensino superior. Veja aqui se entrou

Apresentaram-se a concurso 22953 candidatos nesta segunda fase, que tinham disponíveis 11649 vagas, às quais acresceram 1857 vagas libertadas por candidatos colocados e matriculados na primeira fase que foram agora colocados.
Comentários