Já estão cá fora os resultados da segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior: 9.274 estudantes colocados, dos quais 4.789 em politécnicos e 4.485 nas universidades. Tinham sido lançadas a concurso 11.615 vagas, às quais acresceram 2.119 libertadas por candidatos colocados e matriculados na primeira fase que foram agora colocados (segunda fase).
Veja aqui as notas de entrada e as 4.583 vagas sobrantes, que podem transitar para a 3.ª fase do concurso, ou reverter para os concursos especiais e para os concursos de mudança de par instituição/curso. A decisão compete agora às instituições.
Os estudantes poderão realizar a matrícula entre 26 e 30 de setembro junto da instituição de ensino superior onde foram colocados.
Com as duas fases do concurso nacional já realizadas contabilizam-se 46.721 novos estudantes colocados no ensino superior público este ano. Segundo os dados da Direção-Geral do Ensino Superior, disponibilizados às 00h01 desta quinta-feira, 26 de setembro, o número representa um aumento de 1.4% comparativamente ao ano passado.
Relembramos que na primeira fase do concurso foram colocados 44.500 estudantes, dos quais 39.566 efetuaram matricula, o correspondente a 88,9%.
“A colocação de estudantes nesta segunda fase confirma as estimativas de ingresso no ensino superior público, que apontam para cerca de 77 mil novos estudantes em 2019/20 quando
consideradas todas as vias de ingresso”, destaca a tutela.
As vagas colocadas a concurso na terceira fase são divulgadas no dia 3 de outubro no sítio da Internet da Direção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.gov.pt
A candidatura a esta fase é apresentada online entre 3 e 7 de outubro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com