[weglot_switcher]

EPAL inicia a reabilitação e ampliação do aqueduto do Alviela

A empreitada, no valor de cerca de 4,8 milhões de euros, terá a duração de 450 dias.
14 Fevereiro 2022, 13h22

A Empresa Pública de Águas Livres (EPAL), pertencente ao grupo estatal Águas de Portugal, iniciou a reabilitação e ampliação do ‘Sistema de Alenquer IV’, que inclui o mais que centenário aqueduto do Alviela.

“A empreitada de reabilitação e ampliação do ‘Sistema de Alenquer IV’, teve início em janeiro e permitirá assegurar a alimentação dos pontos de entrega dependentes do Aqueduto Alviela em condições adequadas, bem como a criação de uma reserva adequada às operações de exploração”, anuncia um comunicado da EPAL, pormenorizando que a empreitada, no valor de cerca de 4,8 milhões de euros, irá decorrer durante 450 dias.

De acordo com este documento, a empreitada em causa consiste, “genericamente, na reabilitação da conduta de Alenquer numa extensão de 3.600 metros, na execução de novas condutas num total de 4.100 metros, na ampliação em 500 metros cúbicos do reservatório de Alenquer IV, bem como outras intervenções nos pontos de entrega de água em Casais da Marmeleira e Casal Machado”.

A empresa assinala que”o Aqueduto Alviela é a infraestrutura mais antiga em exploração na EPAL e, encontrando-se em serviço desde a década de 70 do século XIX, evidencia alguns problemas inerentes à idade, nomeadamente, problemas de estabilidade estrutural, de garantia da segurança da qualidade da água e da segurança no trabalho”.

“Com esta intervenção, pretende-se constituir uma infraestrutura que permita efetuar o abastecimento de água em alta, de acordo com as melhores práticas do século XXI, garantindo-se a qualidade da água com elevados níveis de eficiência e resiliência, sendo um contributo essencial para a melhoria da qualidade de vida das populações que servimos”, conclui o referido comunicado da EPAL.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.