[weglot_switcher]

Equipa apoiada pelo IPS vence concurso nacional CanSat 2018

A equipa GSat, do Colégio Guadalupe, concelho do Seixal, venceu no passado dia 29 de Abril a final nacional do CanSat 2018, uma competição de microssatélites promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica.
7 Maio 2018, 15h08

A missão da GSat consistiu em medir parâmetros de modo a determinar a viabilidade de existência de vida noutros planetas. O módulo espacial estava equipado com sensores de pressão, temperatura, humidade e campo magnético, e comunicava as suas medições, bem como a posição e velocidade angular, através de radiofrequência, com uma estação terrestre construída pela equipa.

Esta estação estava equipada com duas antenas Yagi, umas das quais de polarização cruzada, que foram testadas e calibradas com a ajuda dos professores Filipe Cardoso e Manuel Ferreira, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS).

A equipa do Colégio Guadalupe representará Portugal na final europeia, que decorrerá este ano em Portugal, na ilha de Santa Maria, Açores, de 27 de Junho a 1 de Julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.