Equipa do Instituto Superior Técnico vence maratona tecnológica nacional de 24 horas

Os INOVATECOS foram os vencedores da Inovathon Ocean Edition 2019, organizada pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e pela plataforma Global Compact das Nações Unidas.

Os INOVATECOS, do Instituto Superior Técnico, foram a equipa vencedora da maratona tecnológica de 24 horas, Inovathon Ocean Edition 2019, organizada pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e pela plataforma Global Compact das Nações Unidas, que decorreu entre os dias 7 e 8 de junho, na vila de Cascais.

O projeto mais votado pretende resolver o problema do plástico que vai para os oceanos, ou seja, em vez de ‘atacar’ o plástivo que já lá se encontra, vai prevenir o plástico que vai para o Oceano. “Desenvolvemos um sistema para ‘gamificar’ e premiar todos os consumidores pelas suas escolhas sustentáveis. Cada vez que fizermos uma compra sustentável – em vez do produto com embalagem de plástico, optarmos pelo papel, por exemplo – vamos ganhar pontos. Esse pontos trazem benefícios. Beneficiamos o consumidor, como a própria superfície comercial, pois incentivam o consumo de bens sustentáveis, fidelizando o cliente e, no final todos ganham”, explicou o porta-voz da equipa Gil Coelho.

Para os promotores desta iniciativa, o CEiiA e o Global Compact das Nações Unidas, uma parceria entre o centro de engenharia e desenvolvimento de produto e o braço da ONU que incentiva as empresas no mundo a adotarem políticas sustentáveis e socialmente responsáveis, este Innovathon atravessou o que consideram fundamental: salvar os oceanos e envolver as novas gerações.

Em setembro a cidade espanhola de Málaga vai receber esta iniciativa, como anunciou o representante do CEiia, Gualter Crisóstomo. “A ideia é alargar esta iniciativa a outros países, como o Brasil e Espanha ainda este ano. Pretendemos alargar ainda esta iniciativa a outros ODS, como o ODS 11 dedicado às cidades e comunidades inteligentes”.

Recomendadas

Parlamento Europeu convida responsáveis pela Apple, Amazon, Facebook e Alphabet para audição

A União Europeia pretende redigir em breve uma legislação abrangente relativa à responsabilidade das plataformas digitais na recolhe de dados pessoais e no conteúdo que propagam. Para tal, a Comissão Europeia pretende o contributo do Parlamento Europeu, que, por sua vez, quer ouvir os diretores das maiores empresas tecnológicas do mundo.

Operadores oferecem mais de 200 milhões de euros no sétimo dia da fase principal do leilão do 5G

Face de licitação principal do leilão do 5G chega aos 200,4 milhões de euros. Propostas superam em 4,2 milhões de euros as ofertas das rondas de quinta-feira.

MeWe. Concorrente do Facebook diz que ganhou mais de 2 milhões de utilizadores numa semana

Após a eleição de novembro de 2020, o MeWe fez manchetes por hospedar grupos de extrema direita como o “Stop the Steal”, “QAnon” entre outros que foram lançados em plataformas convencionais.
Comentários