Existem escolas a perguntar aos pais se os seus filhos já foram vacinados contra a Covid-19, revela a “Rádio Renascença”. A questão está a ser colocada por e-mail aos encarregados de educação com o pretexto de estarem a atualizar dados para o delegado de saúde dar uma resposta mais eficaz quando se trata de surtos.
Os diretores de turma estão a perguntar, em nome da escola e da Direção-Geral da Saúde, se o educando já tem o esquema vacinal completo e quando foi administrada a segunda dose, de forma a perceber se já dispõe do certificado digital.
A Confederação Independente de Pais e Educadores já criticou a situação e notou que os pais devem pedir explicações. “O apelo que aqui se faz é aos pais para perguntarem exatamente a quem mandou esse e-mail, por que razão estão a pôr essa questão nesta altura, para sermos todos esclarecidos. Não esteja aqui subentendida alguma pressão para vacinação ou não”, evidenciou o presidente da confederação.
À publicação, o Ministério da Educação esclareceu que foram as autoridades de saúde a realizar esse pedido junto das escolas, de forma a perceber quantas crianças estão, ou não, vacinadas. No entanto, os estabelecimentos de ensino não podem recolher este tipo de dados dos alunos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com