[weglot_switcher]

Esgotos suíços levam 1.5 milhões de euros em ouro todos os anos

Um grupo de cientistas encontrou cerca de 1,5 milhões de euros em ouro nos esgotos da Suíça, onde estão baseadas algumas das maiores refinarias de ouro do mundo. Também se perdem anualmente três toneladas de prata, cerca de 1,4 milhões de euros.
11 Outubro 2017, 13h59

As refinarias da Suíça podem querer considerar a possibilidade de iniciar um programa de reciclagem das suas águas residuais. A razão é o mais recente achado de um grupo de cientistas do Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática: nada mais nada menos que 43 quilos de ouro – com um valor estimado de 1,5 milhões de euros –, provenientes de algumas das maiores refinarias mundiais de ouro instalados no país.

O volume anual de ouro “perdido” nestas condições atinge – em alguns locais da região sul do Cantão de Ticino – “uma concentração suficientemente alta para que a sua recuperação seja potencialmente viável”, o que os investigadores atribuem, exatamente “à presença de várias refinarias na região”.

O estudo envolveu 64 unidades de tratamento de águas residuais e descobriu ainda que cerca de três toneladas de prata (valendo 1,4 milhões de euros) são perdidas da mesma forma, grande parte delas provenientes das indústrias médica e química.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.