Esgotos suíços levam 1.5 milhões de euros em ouro todos os anos

Um grupo de cientistas encontrou cerca de 1,5 milhões de euros em ouro nos esgotos da Suíça, onde estão baseadas algumas das maiores refinarias de ouro do mundo. Também se perdem anualmente três toneladas de prata, cerca de 1,4 milhões de euros.

As refinarias da Suíça podem querer considerar a possibilidade de iniciar um programa de reciclagem das suas águas residuais. A razão é o mais recente achado de um grupo de cientistas do Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática: nada mais nada menos que 43 quilos de ouro – com um valor estimado de 1,5 milhões de euros –, provenientes de algumas das maiores refinarias mundiais de ouro instalados no país.

O volume anual de ouro “perdido” nestas condições atinge – em alguns locais da região sul do Cantão de Ticino – “uma concentração suficientemente alta para que a sua recuperação seja potencialmente viável”, o que os investigadores atribuem, exatamente “à presença de várias refinarias na região”.

O estudo envolveu 64 unidades de tratamento de águas residuais e descobriu ainda que cerca de três toneladas de prata (valendo 1,4 milhões de euros) são perdidas da mesma forma, grande parte delas provenientes das indústrias médica e química.

Relacionadas

Vai um café por drone? Depois da Islândia, entregas chegam à Suíça

Foi testada esta quarta-feira a primeira entrega de café com um drone autónomo na cidade suíça de Zurique.

Suíça investiga tio do presidente sírio por crimes de guerra

O Ministério Público da Suíça está a investigar o tio do atual Presidente da Síria por alegados crimes de guerra cometidos na década de 1980, avançou hoje o diário suíço Sonntags-Zeitung. A investigação a Rifaat al-Assad, tio de Bashar al-Assad que está exilado desde 1984, arrancou em finais de 2013, mas desde então tem registado […]

Suíça vai a votos para que o país não fique sem alimentos

A porta-voz do Sindicato dos Agricultores Suíços, organização que levou o tema da produção alimentar às urnas, disse ao Jornal Económico que o país está demasiado dependente das importações. No domingo, o eleitorado da Suíça vota o ‘Decreto Federal sobre Segurança Alimentar’.
Recomendadas

Comércio “altamente” dependente de flutuações de preços do petróleo

Um aumento do preço do petróleo resulta numa deterioração das trocas comerciais e numa diminuição do poder de compra das famílias, segundo estudo publicado no ‘Economic Bulletin Issue’ do BCE.

‘Fair play’ financeiro: UEFA pede mais investigação ao Paris Saint-Germain

Investigação do corpo de controlo das finanças de clubes (CFCB) da UEFA tinha sido encerrada no verão, mas a UEFA decidiu reenviar o caso para a Câmara Investigatória desse órgão, para uma investigação mais aprofundada.

Porto ultrapassa Lisboa nos preços do alojamento local

Ao contrário do que se verificava tradicionalmente, os valores em Lisboa subiram 11,6%, enquanto que, no Porto, o aumento atingiu os 17,5%.
Comentários