ESI avançou com ação contra a Pharol para reclamar 750 milhões

A Pharol volta a afirmar que “não é devedora a qualquer título da ESI pelo que contestará a ação judicial e exercerá todos os direitos disponíveis e adequados”.

Luís Palha da Silva, CEO da Pharol

A ESI Internacional, empresa de direito do Luxemburgo, que declarou falência em outubro de 2014 avançou uma ação contra a Pharol (ex-PT SGPS).

O gestor da falência da empresa que foi o motor da falência do GES quer anular o pagamento que fez em janeiro de 2014 à PT SGPS. Trata-se de querer o reembolso de três emissões de papel comercial pago na altura à PT que depois de receber o dinheiro da ESI investiu, sob a forma de aplicações de tesouraria, em papel comercial da Rioforte.

A atual Pharol foi intimada da ação, mas considera que é desprovida de fundamento.

A ESI já tinha informado pretender ser ressarcida. Nesta sexta-feira a Pharol informou, em comunicado à CMVM, que “foi intimada pela curadoria da Espírito Santo International, tendo em vista uma eventual anulação de pagamentos de Notes efetuados pela ESI durante o mês de janeiro de 2014”. O gestor da falência da ESI diz que se deve a uma “medida de precaução para interromper qualquer período de prescrição”.

A Pharol volta a afirmar que “não é devedora a qualquer título da ESI pelo que contestará a ação judicial e exercerá todos os direitos disponíveis e adequados”.

 

Ler mais
Recomendadas

PremiumAntonoaldo Neves diz que obras na Portela podem causar acidentes

Antonoaldo Neves defende solução alternativa proposta pela consultora PASSUR. Confrontada pelo JE, concessionária aeroportuária rejeita críticas da TAP e diz que restantes companhias “não se queixam”.

PremiumNovo Banco anuncia hoje prejuízo de cerca de mil milhões de euros em 2019

O Novo Banco apresenta hoje as contas que justificam a chamada de 1.037 milhões ao Fundo de Resolução. O banco teve prejuízos de cerca de mil milhões, mas o lucro recorrente é de 170 milhões.

Leia aqui o Jornal Económico desta semana

Leia todas as edições do Jornal Económico, na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o Jornal Económico. Apoie o jornalismo independente.
Comentários