Espanha: Gasolina subiu 22% e gasóleo aumentou 23% no último ano

Desde o início do ano que a eletricidade tem subido todos os meses, com exceção de fevereiro, aquando da passagem de uma tempestade. Em média, o preço da eletricidade tem variado entre os 27% e os 40% desde abril. 

O aumento do preço do petróleo tem feito uma principal vítima: a subida do preço da gasolina e do gasóleo nos países europeus. Dados do Instituto Nacional de Estatística de Espanha, citados pelo “El País” evidenciou uma subida vertiginosa do preço dos combustíveis no país.

Devido ao encarecimento do petróleo nos mercados internacionais nos últimos 12 meses, a gasolina subiu 22,1% no último ano, enquanto o gasóleo sofreu um aumento de 23% durante o mesmo período.

Mas não são só os preços dos combustíveis que aumentaram no território espanhol. O preço da eletricidade foi o que mais subiu em comparação com o ano anterior. O custo da eletricidade cresceu 10,9% em setembro quando comparado com o mês anterior mas apresentou uma subida de 44% face ao mesmo mês do ano passado.

Desde o início do ano que a eletricidade tem subido todos os meses, com exceção de fevereiro, aquando da passagem de uma tempestade. Em média, o preço da eletricidade tem variado entre os 27% e os 40% desde abril.

Em 2020, o preço da luz tinha caído em 11 dos 12 meses do ano devido ao impacto da pandemia, tendo aumentado em dezembro. No ano anterior tinha registado perdas em nove meses.

De acordo com o índice de preços ao consumidor espanhol, o aumento do preço da energia elétrica e dos combustíveis é agregada, em menor proporção, pelo retorno da vivacidade do sector do turismo, que recomeçou a mexer nos últimos meses. O preço dos hotéis e alojamentos locais subiu 10,8% e os pacotes de viagem encareceram 4,3% em termos homólogos.

O aumento da inflação em Espanha, que subiu para 4% e atingiu o pico ao fim de 13 anos, está a ser perspetivada como um imposto que destrói a poupança das famílias espanholas.

Relacionadas

Preços dos combustíveis. 175 mil defendem greve ao abastecimento e bloqueio das pontes sobre o Tejo (com áudio)

Centenas de milhares de portugueses estão a usar as redes sociais e as petições para mostrarem o seu desagrado com o preço alto dos combustíveis.

Posto de combustível em Espanha dá desconto especial aos portugueses

Às terças e quartas-feiras, um posto de combustível espanhol dá descontos aos automobilistas portugueses.

Ministro da Economia rejeita mexidas nos impostos sobre os combustiveis

Antes de abordar medidas definitivas sobre o tema, Siza Vieira assumiu que “gostava de ter mais visibilidade sobre o que vai suceder antes de alterar muito significativamente, não só a estrutura destes impostos, como também toda a estrutura da nossa fiscalidade”. 
Recomendadas

Israel: o tortuoso caminho de um Governo que serviu para afastar Netanyahu. Veja “A Arte da Guerra”

Acompanhe o programa “A Arte da Guerra” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Tribunal europeu impõe multa de um milhão por dia a Varsóvia até acatar ordem anterior

Tribunal Europeu considera que “cumprimento das medidas provisórias ordenadas em 14 de julho de 2021 é necessário para evitar danos graves e irreparáveis à ordem jurídica da União Europeia”.

Berlim baixa para 2,6% previsão de crescimento económico da Alemanha este ano

Entretanto, o Governo espera que a economia cresça 4,1% em 2022, antes de normalizar para 1,6 % em 2023.
Comentários